Prefeitura Municipal de Joaçaba e Banco do Brasil distribuem kits escolares para crianças carentes.

O Programa Volta às Aulas distribuiu 100 kits escolares para crianças carentes de 1ª a 4ª séries, da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro que da nome a escola, na última sexta-feira, 27 de março.

No evento de entrega estavam presentes, além dos alunos beneficiados e professores da instituição de ensino; o Secretário de Educação do Município, Profº Sérgio Lazzarini, o Prefeito Municipal Sr. Rafael Laske, o Vice-prefeito Sr. Joventino De Marco, o Gerente Geral da agência Joaçaba, Sr. Luiz Carlos Zat representando o BB e Acilão G. Antunes representando os funcionários da Agência do BB.

O Programa completa 11 anos em 2009 e já beneficiou uma legião de alunos catarinenses com a doação de mais de 170 mil kits escolares. No ano passado, mais de 20 mil crianças receberam as doações, em 133 municípios catarinenses. Em 2008, foram doados 20 mil kits.

O material que compõe os kits escolares é adquirido por meio da venda de artigos alusivos ao programa para clientes e funcionários do BB. Cada artigo comprado equivale a um kit. A arrecadação de recursos também se dá por meio da realização de eventos beneficentes e por doações de empresas parceiras.

Com a formalização de parcerias e o empenho de toda equipe do Banco do Brasil, em Santa Catarina, o Programa Volta às Aulas foi ampliando sua dimensão. Diversas entidades públicas e privadas colaboram com a iniciativa do Banco do Brasil. Os kits são montados pelos soldados do 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.

O Volta às Aulas também conta com o apoio da Kyly Indústria Têxtil, Nilo Tozzo, Transportes Dalçóquio, Sílvio Bolsas, Sanifill e TV Barriga Verde – Rede Bandeirantes.

Os kits escolares são compostos por cadernos, canetas, lápis, borrachas, apontador, tesoura, tubo de cola, estojo escolar, lápis de cor, régua e mochila Volta às Aulas. Junto com o material, também é entregue um kit odontológico, com creme dental, escova de dente, fio dental e folder sobre higiene bucal.

Segundo Luiz Carlos Zat, gerente do Banco do Brasil em Joaçaba, “o Programa Volta às Aulas é uma ação de responsabilidade social dos funcionários do Banco do Brasil em Santa Catarina com o objetivo de suprir estudantes carentes da rede pública do Estado, com kits de materiais escolares e odontológicos”, diz.

A diretora da escola Maria Rodrigues Figueiredo de Oliveira, ressalta que “essa ação ainda mais no início do ano, motiva os alunos a estudarem; já que maioria das crianças da escola vem de famílias carentes e não tem condições de adquirir todos os materiais; os kits vêm de encontro com as necessidades dos alunos”.

O Secretário de Educação do Município, Prof. Sérgio Lazzarini, enfatiza que “essa ação realizada pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação em parceria com o Banco do Brasil, tem o intuito de no próximo ano beneficiar todas as escolas municipais”, diz.O prefeito Rafael Laske falou as crianças da importância do estudo, o desempenho escolar e o cuidado com os materiais; ressaltou ainda que “estudando poderão ser prefeitos, gerentes de banco, professores, etc., e que os kits doados pelo BB  motivarão as crianças, é um exemplo de responsabilidade social da agência”.