Alunos da rede municipal de ensino de Joaçaba, aprendem o uso correto e a importância da água.

Crianças da 4ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Anita Lopes Vieira, da Linha Santa Helena, aproveitaram o dia Mundial da Água, que foi no último domingo, para conhecer a Estação de Tratamento de Água do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (SIMAE). Os alunos conheceram as instalações de tratamento de água, orientados pelo operador de ETA Evald Hommerding Junior, que falou da conscientização aos estudantes, e da necessidade do uso racional da água. Conheceram ainda  as fazes do tratamento, bem como os produtos que são utilizados no mesmo.

Os alunos irão desenvolver trabalhos inspirados na visita  á SIMAE. A escola está fazendo um concurso sobre o tema, que têm como abordagem, informações sobre a quantidade e a qualidade da água potável existente no planeta; a importância das florestas para manter o ciclo da água; como evitar o desperdício. No laboratório, os alunos observaram experimentos que demonstram a qualidade da água distribuída no município.

A Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Anita Lopes Vieira, Cláudia Marien Arnhold, avalia a visita como essencial, “pois essas crianças levarão o assunto para dentro de suas casas. E as informações obtidas nessa visita servirão de orientarão aos pais, sobre como economizar, que é preciso ter consciência ambiental e que é de grande importância a preservação dos rios desde as nascentes até perímetro urbano”, diz.

“É preciso conscientizar toda a comunidade, escolas, empresários, para que todo mundo esteja envolvido no processo da preservação do meio ambiente", disse a professora da 4ª série da Escola Municipal Anita Lopes Vieira Leilanir Forghieri. Ela ainda comenta que, "os alunos ficaram encantados em ver mais de perto como é todo o processo de tratamento de água. Para eles é fascinante, pois eles veem na prática tudo que estudaram. Falar é uma coisa, mas ver como é de perto torna o assunto mais interessante", completa.