Prefeitos de Joaçaba e Herval d´Oeste se reuniram para discutir ações conjuntas.

Joaçaba – Discutir projetos e soluções integradas para as duas cidades. Este foi o objetivo do encontro entre os Prefeitos de Joaçaba-Rafael Laske, e de Herval d´Oeste –Nelson Guindani.

A conversa aconteceu nesta terça-feira(24), na prefeitura de Joaçaba, mas outros encontros devem acontecer também em Herval d´Oeste.

Durante a conversa, foram tratados assuntos relativos a projetos que podem ser desenvolvidos em conjunto, obras de melhorias que contemplem as duas cidades.

A intenção é que a integração vá alem do que é feito hoje no Carnaval,quando as duas cidades realizam um espetáculo que ganhou fama e projetou não só os municípios,mas a também a região para todo país.

Nos próximos encontros  a intenção é começar a discutir efetivamente as ações.

Preocupação.

Uma preocupação comum entre os dois municípios  também esteve na pauta, a queda da arrecadação causada pela atual crise financeira mundial.

O problema tem trazido uma diminuição dos recursos gerados por impostos e também pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que caem no ritmo da arrecadação.

O fundo é a transferência de recursos, autorizada pela Constituição Federal, de verbas provenientes da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O percentual de repasse dos valores do fundo é de 0,6 para municípios com até 10.188 habitantes, e o máximo, de 4,0 para aqueles acima de 156 mil.

Para os dois prefeitos a hora é de manter as medidas de contenção de despesas,que já foram tomadas no início dos atuais mandatos,sem que obras e projetos importantes sejam paralisados.