Secretaria Municipal de Educação aplica Provinha Brasil em 7 escolas.

Joaçaba – A Provinha Brasil foi aplicada em todas as 2ª séries de 7 escolas municipais de Joaçaba, entre elas CERT, EM Clara Zomkowski, EM Frida Regensburger, EM Menino Deus, EM Nossa Senhor de Lourdes, EM Rotary Fritz Lucht e NUPERAJO, abrangendo 196 crianças.

Nesta edição, os alunos responderam somente a questões objetivas de leitura. Não serão avaliados itens de escrita, como no ano passado. As provas foram aplicadas pelos próprios professores, e serão corrigidas na próxima semana, dia 24 de março no CERT.

A prova avalia os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental, podendo assim oferecer às redes públicas de ensino um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças. Os dados coletados por meio da Provinha Brasil podem contribuir com o planejamento pedagógico dos professores que trabalharão com estas crianças no terceiro ano de escolaridade.

Com a Provinha, o MEC verifica se os alunos da rede pública são efetivamente alfabetizados aos oito anos. Se isso não ocorre, são criadas as condições para corrigir o problema, com aulas de reforço. A meta do MEC é que nenhuma criança chegue à quarta série do ensino fundamental, aos nove ou aos dez anos, sem domínio da leitura e da escrita.

Segundo a Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Ana Beatriz Brancher, o objetivo é avaliar os alunos matriculados no segundo ano de escolarização do ensino fundamental. A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação que possibilita a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade.

Segundo o Secretário de Educação Sérgio Lazzarini, com esta avaliação criada em 2008 pelo MEC, “o intuito é de oferecer a nós gestores públicos e aos professores, informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita”, diz.

Anualmente, o Inep disponibiliza duas versões da Provinha Brasil. A primeira ocorre no início do ano e a segunda deve ser aplicada no término do ano letivo, caracterizando assim o ciclo da prova. Dessa forma, o professor e o gestor podem avaliar quanto o aluno progrediu ao longo do ano.