Biblioteca Pública Municipal de Joaçaba recebe livros.

Joaçaba – A Biblioteca Nereu Ramos de Joaçaba foi contemplada com doações para a modernização e ampliação de seu acervo. São kits contendo mais de dois mil títulos de livros, destinados ao publico infantil, juvenil e adulto; e DVD’s, que chegaram no último dia 09 de março. As mais de 20 caixas contendo os materiais didáticos foram disponibilizados através do Programa de Implantação e Modernização de Bibliotecas Públicas, referente ao ano de 2008. Os recursos para este fim foram garantidos através da parceria entre o Governo Federal, por meio da Fundação Biblioteca Nacional e o Governo do Estado; através do Programa Livro Aberto, do Governo Federal, e à Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina). A Biblioteca Nacional selecionou as obras por áreas de conhecimento: comunicação social; filosofia e ciências humanas; educação, cultura e sociedade; língua portuguesa, lingüística e filosofia; literatura brasileira; literaturas vernáculas; língua e literatura africana indígena; artes visuais; artes cênicas; folclore e artes populares; ciências exatas e da terra; ciências biológicas e biotecnológicas; meio ambiente; esportes; ciências da saúde; ciências agrárias; ciências sociais aplicadas; desenvolvimento urbano e literatura infanto-juvenil. A Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Mara Raquel Barreto destaca que, "o livro não pode ficar parado; tem que circular", e é nesse intuito que a biblioteca se dispõe a atender toda a comunidade; basta se cadastrar, e apreciar os bons títulos que dispomos. A Biblioteca Municipal atende cerca 800 pessoas/mês, que consultam os livros e a internet. "A biblioteca pública tem que ser um espaço dinâmico, atraente. Não deve ser um lugar voltado apenas para pesquisa escolar, mas para o público em geral", completa Mara.Em visita a Biblioteca Pública Municipal, o Secretário de Educação, Sérgio Lazzarini, enfatizou a importância da leitura, “como forma de motivarmos as crianças e os jovens ao hábito de ler; abordar as relações entre a literatura e ensino, sugerindo livros, assim como atividades didáticas, a fim de alcançar o uso da obra literária em sala de aula e nas suas casas com objetivos cognitivos, e não apenas pedagógicos”, diz.