Grande evento marca a abertura do ano letivo para os professores em Joaçaba.

Joaçaba – O início do ano letivo foi marcado por uma solenidade inédita em Joaçaba. O Teatro Maestro Alfredo Sigwalt,recebeu diretores de escolas municipais,familiares e autoridades para nomeações e homenagens aos professores.

O ato teve como objetivo dar as boas vindas a todos que vão atuar na rede municipal de ensino.

Na mesa de honra estiveram o Prefeito de Joaçaba- Rafael Laske, O Vice- Joventino de Marco, Fabiano Piovesan – Presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Lazzarini – Secretário de Educação de Joaçaba; Ana Beatriz Brancher – Diretora de Ensino da Secretaria de Educação,Eliane de Souza Büttner – Presidente do Conselho Municipal de Educação, Elcira Margareth Rodrigues Pinto ,que representou os dirigentes municipais de educação e o corpo de docentes da rede municipal de ensino,Ricardo Menezes – Diretor De Graduação da UNOESC.

A Solenidade teve início com a execução dos hinos nacional e de Joaçaba, este último interpretado por Jaime Teles, que também declamou a poesia “Meus Oito Anos”, da autoria de Casimiro de Abreu.

A música clássica também serviu para homenagear os convidados com os violinistas Heitor e Ingrid.

Nos pronunciamentos todos fizeram questão de salientar a importância dos professores. A Diretora de Ensino da Secretaria da Educação, professora Ana Brancher,destacou que todos devem trabalhar para que haja união.Com isso os resultados serão compartilhados por alunos,professores e comunidade.

O Secretário da Educação – Sérgio Lazarini, destacou que alem das inovações, o respeito aos professores será uma das bandeiras.

“O objetivo que norteará esta gestão será a  de buscar a qualidade do ensino através da promoção da melhoria da qualidade de vida dos nossos professores, da clareza das diretrizes que serão tomadas na gestão do processo educativo em nosso município e do cuidado material que devemos ter com nossas unidades.”

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fabiano Piovezan,salientou que a casa legislativa sempre estará aberta as necessidades dos professores,de maneira que possa ser parceira em todos os momentos.

O Vice-Prefeito Joventino de Marco, falou sobre o papel fundamental que os mestres tem na vida da comunidade, e que as crianças devem ser tratadas com carinho e respeito para que possam ser cidadãos mais preparados.

O último a se pronunciar foi o Prefeito Rafael Laske, que foi interrompido por aplausos quando se manifestou a respeito da valorização dos professores.

“Venho de uma família de educadores, meu pai e minha mãe são professores, por isso tenho muito respeito e admiração pela classe. Aprendi muito dentro de casa, sei das necessidades de todos e vamos lutar,ao lado do Secretário Sérgio, para que aconteça uma readequação no plano de cargos e salários dos professores da rede municipal de ensino.Quero estar integrado a todos,peço que venham até o gabinete,conversem comigo.É através deste diálogo que faremos um grande projeto para a educação.”

Foram homenageadas, com a entrega de flores, duas professoras que atuam no Magistério Público Municipal. Salete Costenaro Abate, já faz parte da história da educação pública municipal há 27 anos e 10 meses, é a que está a mais tempo em atividade.A outra homenageada,a mais jovem professora da rede municipal, foi Danieli Debus Etges ,efetivada no dia da solenidade – 02 de fevereiro.

Na seqüência, o Prefeito Rafael Laske, entregou flores as Diretoras que assumem as escolas da rede municipal.

O evento foi encerrado com um coquetel e com a promessa de que ações que valorizem os professores serão constantes na administração atual.

Diretoras nomeadas:

ELCIRA MARGARETH RODRIGUES PINTO – Diretora do Centro Educacional Roberto Trompowsky.

ARLENE MARIA FERRI – Diretora Adjunta do Centro Educacional Roberto Trompowsky.

CÁTIA APARECIDA WIEST – Diretora da Escola Municipal CLARA ZOMKOWSKI.

DÉBORA MARIA CRESTANI TONET – Diretora da Escola Municipal FRIDA REGENSBURGER.

DÉBORAH APARECIDA SUFREDINI – Diretora do Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba.

ELIANE DE SOUZA BÜTTNER – Diretora do Centro de Educação Infantil NOSSA SENHORA DE LOURDES.

GISLAINE GASPARETTO BARCELLA – Diretora do Centro de Educação Infantil TEMPO DO APRENDER.

JANETE INÊS QUIOCA – Diretora da Escola Municipal ANITA LOPES VIEIRA.

JUCIMARA LENHARDT DA COSTA – Diretora da Escola Municipal MENINO DEUS.

MARIA RODRIGUES FIGUEIREDO DE OLIVEIRA – Diretora da Escola Municipal NOSSA SENHORA DE LOURDES.

ROSANA SCHAUFFLER HEBERLE – Representando a equipe administrativa do Centro de Educação Infantil Pequeno Mundo Encantado.

SALETE DE OLIVEIRA – Diretora da Escola Municipal ROTARY FRITZ LUCHT.

VERA LUCIA RADAVELLI WOLFF – Diretora do Centro de Educação Infantil ROSA BRANCO.