Período integral não será mais instalado na escola Nuperajo.

Joaçaba – Pais de Alunos da Escola Nuperajo e membros da Associação de Pais e Professores – APP, estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, para debater sobre o projeto de implantação do período integral no educandário.

O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira(28), na sede da Câmara de Vereadores de Joaçaba, durante uma hora todos puderam expressar suas opiniões sobre o assunto.

A proposta da Secretaria de Educação era implantar o período integral aliado a oficinas profissionalizantes, especialmente voltados para o meio rural, inclusive com a contratação de um técnico agrícola.

Durante o tempo em que ficassem na escola as crianças poderiam aprender e depois aplicar os conhecimentos nas próprias comunidades. Alem das oficinas já oferecidas em toda rede municipal, como – dança, música, esportes, seriam incluídas ainda as de cultivo de sementes, mudas, hortas orgânicas, entre outras.

Mas, nos encontros realizadas entre pais e administração municipal, que incluíram também o Prefeito Rafael Laske e o Vice – Joventino de Marco, ficou definido que o projeto só seria implantado após uma consulta aos pais.

Na reunião da tarde desta quarta-feira o consenso foi por não implantar o período integral.

A negativa dos pais veio em função do tempo que as crianças passariam longe de casa, já que as aulas iriam das 8hs até as 15hs. A alegação é que o contato familiar estaria sendo perdido, um dos temores também era de que o vínculo com a terra fosse prejudicado.

“Respeitamos muito a vontade dos pais, afinal eles sabem o que é melhor para os filhos. Por isso estaremos instalando oficinas durante o período da tarde, quem quiser participar vai permanecer na escola, quem preferir voltar para casa estará livre para esta escolha também.”Declarou o Secretário Municipal de Educação Sérgio Lazarini.

Para aqueles que permanecerem na escola será servido almoço e oferecido transporte escolar até as comunidades.

O Projeto original contaria com recursos dos Governos do Estado e Federal, a idéia era implantar uma escola modelo para o meio rural em Joaçaba. Como o projeto não ira adiante todas as mudanças feitas a partir terão que ser feitas com investimentos do próprio município.