Área central de Joaçaba receberá melhorias nas calçadas e no trânsito.

Joaçaba – Engenheiros da Prefeitura Municipal de Joaçaba, Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense(AMMOC), e Secretaria de Desenvolvimento Regional( SDR), estiveram reunidos na manhã desta terça-feira(27), com o Prefeito Rafael Laske, o Vice – Joventino de Marco e o Secretário Regional – Jair Lorenzetti,para apresentar sugestões de melhorias na área central de Joaçaba,que poderão ser incluídas no Projeto de Revitalização Urbana do Acesso Sul – Centro.

As mudanças aprovadas farão parte da obra que já está em andamento,com recursos do Governo do Estado, e vai abranger toda a extensão da Avenida Santa Terezinha(desde o trevo da BR-282) até a Rodoviária de Joaçaba, passando por toda a Avenida XV de Novembro.

O estudo preliminar apontou algumas possibilidades que foram discutidas e são totalmente viáveis. Após as discussões foram escolhidas as opções que melhor se adaptam a realidade das áreas que vão passar por melhorias.

Para chegar ao consenso foram levados em conta aspectos como segurança de pedestres e motoristas, melhor fluxo do trânsito e embelezamento das vias.

Uma das opções aceitas é a de melhorias no trajeto entre a passarela e a ponte Jorge Lacerda, da rodoviária. O espaço é muito utilizado para caminhadas, por isso os passeios para pedestres dos dois lados da avenida conhecida como Beira Rio, serão melhorados com alargamentos. Uma ciclovia também faz parte do projeto.

Outra mudança para contemplar os pedestres é o alargamento do passeio ao lado do Clube 10 de Maio, no trecho que vai até a Catedral Santa Terezinha. A metragem vai aumentar de 2 para 3m. E para que isso aconteça o estacionamento será retirado.

Três pistas na XV.

A alternativa aprovada para o trânsito na área central de Joaçaba é a criação de uma terceira pista, no sentido de quem vai até a Rodoviária, que começa na esquina do Bonato.Com isso será necessária a retirada do retorno que atualmente fica em frente ao Posto Texaco.O espaço será deslocado para onde existem dois pontos de ônibus,nas proximidades da passarela.Toda a área passará então por uma revitalização.

No trecho da XV de Novembro em frente a Prefeitura a opção foi pelo estacionamento obliquo.Será feito um recuo na praça de cerca de 4m para que as vagas,cerca de 10,possam ser criadas.O passeio para os pedestres também será alargado em frente ao edifício Ermacenter.

Para melhorar o aspecto do centro também haverá espaço para floreiras, com o objetivo maior de embelezar especialmente a Avenida XV de Novembro.

Segundo o Secretário de Planejamento e Obras do Município, Luiz Robério,todas as mudanças estão sendo feitas pensando naquilo que melhor se adaptar a realidade do centro de Joaçaba.

“O conceito é o mesmo de se fazer uma reforma em casa. Todos os espaços tem que ser aproveitados, neste caso reorganizados.”

O Prefeito Rafael Laske voltou a frisar a importância de se valorizar a área central.

“Precisamos melhorar e criar espaços para que nossa população aproveite e se sinta bem. Estas melhorias vão  de encontro a nossa bandeira de revitalizar completamente o centro da cidade. Queremos oferecer bem estar e qualidade de vida a todos.”

Ainda nesta semana os engenheiros da Prefeitura estarão fazendo um levantamento de custos e dos materiais que serão utilizados para que as melhorias possam ser implantadas. Todo este levantamento será encaminhado a SDR que a partir daí vai buscar um aditamento no projeto original de restauração do acesso.