Orquestra da IECLB solicita apoio da administração de Joaçaba para ampliar atividades.
Joaçaba – Integrantes da Associação Musical da Igreja Evangélica de Confissão Luterana(IECLB) estiveram reunidos com o Prefeito de Joaçaba – Rafael Laske.
Na pauta do encontro esteve a solicitação da entidade de um auxílio da Prefeitura Municipal para a melhoria da já existente Orquestra Luterana de Joaçaba.
Atualmente a Associação está realizando um trabalho de reestruturação, devido a grande procura por parte de novos interessados em freqüentar as aulas e também a necessidade de aperfeiçoamento dos atuais integrantes.
Um projeto, com os valores a serem investidos para que a orquestra se torne uma referência para a região, foi apresentado. A idéia é incluir músicos renomados na área clássica em oficinas mensais, para que possam ensinar os instrumentos de violino, violoncelo e contrabaixo.
O objetivo da Associação, que inclusive conta com uma parceria com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina(OSSCA), para um intercambio profissional, é a médio prazo fazer com que Joaçaba volte a ter um grande número de profissionais na área,recriando a orquestra municipal.
Para o Prefeito Rafael Laske este é um trabalho importantíssimo para o município.
“Conheço bem este trabalho que é realizado pela Associação. É muito importante por que eles prestam um serviço a comunidade. Tudo isso se reverte em oportunidades de conhecimento e de um futuro,especialmente para os mais carentes que são atendidos.”
Quanto ao pedido de subvenção, o Prefeito acredita que a prefeitura municipal pode colaborar.
“Trata-se de uma Associação sem fins lucrativos, por este motivo a Associação pode receber verbas públicas. Nosso interesse é em auxiliar para que este trabalho continue.”
Associação.
A Associação Orquestra e Coral da IECLB de Joaçaba iniciou suas atividades em 2003, quando era apenas um departamento.
Tudo começou por iniciativa de alguns músicos que passaram a se reunir para executar algumas peças e trocar experiências. Com o passar do tempo mais adeptos foram se juntando e os conhecimentos também começaram a ser repassados para os mais jovens.
Atualmente o trabalho em seus grupos envolve 70 pessoas, a maioria crianças e jovens, que participam de canto coral e oficinas de música. Os instrumentos disponibilizados para aprendizado são: violino, viola, violoncelo, flautas soprano, contralto, baixo, violão, alem de técnica vocal.
O mais importante nisso tudo é que o trabalho é totalmente voluntário, reunindo os mais variados profissionais que colocam seus dons a disposição para ensinar e trocar experiências.