Dia 14 de novembro dia Mundial do Diabetes

A Campanha Mundial de luta contra o Diabetes desta vez com o tema “Nem uma criança deveria morrer de Diabetes” está sendo realizado pela nossa Secretaria Municipal da Saúde durante toda essa terça – feira (18) na Praça Adolfo Konder (em frente a prefeitura).

De acordo com a Enfermeira Paula Ströher essa campanha tem como objetivo alertar os pais e principalmente a comunidade em geral para os riscos de seus filhos virem a serem portadores do Diabetes em decorrência de problemas comuns nos tempos de hoje como é o caso da falta de atividade física o Sedentarismo, Obesidade, Alimentação desregrada etc.

Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que o diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, esse número deve chegar a 380 milhões. Mas estima-se que metade das pessoas que têm diabetes desconhece a própria condição. Pode atingir crianças de qualquer idade. Quando não detectado logo nos primeiros anos, o diabetes pode ser fatal.

Pais, familiares, médicos e professores devem conhecer os sintomas para possibilitar o tratamento imediatamente e evitar as complicações da doença. A incidência dos principais tipos de diabetes está aumentando entre crianças e adolescentes: o tipo 1 (que necessita do uso de insulina) e o tipo 2 (controlada principalmente por medicamentos, dietas e exercícios).

O objetivo da campanha do Dia Mundial de Luta contra o Diabetes é de conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 em crianças e adolescentes e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de educação em diabetes. Isso ajudará a reduzir complicações crônicas e salvar vidas.

Vários monumentos espalhados pelo país e pelo mundo juntamente com o nosso Frei Bruno colaboram com a campanha aderindo à iniciativa de ficar todo iluminado na cor azul. (azul reflete o céu, que une todas as nações).

Informações 35211555 falar com Dra: Elisabeth Dörl ou Enfermeira chefe dos PSF´s Paula.