Vigilância Sanitária lança Sistema PHAROS e entrega computadores a todos municípios de SC começando por Joaçaba

Vigilância Sanitária lança Sistema PHAROS e

entrega computadores a todos municípios de SC começando por Joaçaba

A Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (DIVS/SES) realiza, nos meses de novembro e dezembro (veja cronograma abaixo), começando por Joaçaba, o lançamento do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária – PHAROS. Este é uma nova ferramenta on-line que atua como um banco de dados único e integrado, acessado e alimentado por todas as unidades de Vigilância Sanitária (VISA) municipal, regional e estadual. Em oito cidades haverá a capacitação dos técnicos do setor e a entrega oficial de um computador para cada um dos 293 municípios catarinenses, além de outros 36 para as Gerências Regionais de Saúde que funcionam juntas às Secretarias de Desenvolvimento Regional. O uso desse equipamento é exclusivo para VISA, com prioridade para utilização do PHAROS.

O lançamento e a capacitação acontecem durante dois dias em Joaçaba (3 e 4 de novembro), Joinville (6 e 7.11), Lages (10 e 11 de novembro), Criciúma (13 e 14 de novembro), Blumenau (1º e 2 de dezembro), Florianópolis (4 e 5 de dezembro), Chapecó (8 e 9 de dezembro) e São Miguel do Oeste (11 e 12 de dezembro).

“A implantação do Sistema PHAROS agiliza o planejamento de ações, as tomadas de decisões e esclarecimentos à sociedade. Por meio desta ferramenta tecnológica, toda a população catarinense é favorecida quanto à qualidade da saúde nas diversas áreas de interesse da Saúde fiscalizadas e normatizadas pela Vigilância Sanitária”, afirma a diretora da DIVS/SES Raquel Bittencourt. Segundo a diretora, a implantação no novo sistema informatizado consolida o processo de descentralização em Vigilância Sanitária, como determina a Constituição Federal. Outra vantagem é a possibilidade de cada municípios cadastrar todos os serviços de saúde, e de interesse desse setor, do município para controle e fiscalização.

O PHAROS facilita o dia-a-dia das equipes de VISA, tornando automáticos processos que hoje são realizados à mão. Com a alimentação de informações nessa base de dados única, será possível verificar problemas na área de saúde de forma rápida e precisa, possibilitando a tomada de decisões e a implantação de ações para resolver os problemas, dentro das atribuições em Vigilância Sanitária de promover e proteger a saúde e prevenir doenças por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização.

Objetivos do PHAROS

• Consolidar informação de Vigilância Sanitária em um banco de dados unificado;

• Facilitar o acesso às informações pelos profissionais em VISA;

• Automatizar processos operacionais atualmente realizados de forma manual, visando um aumento significativo de produtividade;

• Aumentar a confiabilidade e o tempo das respostas para informações relevantes e de interesse das ações de VISA;

• Disponibilizar uma ferramenta que permita o apoio para tomadas de decisões pelos níveis gerenciais;

• Controlar operacionalmente os processos, bem como definir melhor estratégias para desenvolvimento das ações e práticas de vigilância sanitária;

• Unificar, por meio de padronização, ações e práticas de VISA.