Cohab assina 29 contratos para construção de moradias em Joaçaba

Alegria, emoção, realização de um sonho… Foram alguns dos sentimentos que marcaram a assinatura de 29 contratos para construção da casa própria em Joaçaba, na manhã de ontem (29).

A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores, onde a Presidente da COHAB Maria Darci Mota Beck, acompanhada do Prefeito Armindo Haro Neto, Vereadores, Diretores, Prefeito eleito Rafael Laske, Secretário Regional, Jair Lorenseti, o Gerente do escritório Regional Marcelo Parente, assinaram 29 contratos do Programa Casa Nova, do Governo do Estado e da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina  (Cohab/SC).

A presidente ressaltou a importância destas assinaturas, onde dezenas de pessoas passam a proprietários, muitos ascendendo de sem teto, e falou ainda da importância do pagamento destas parcelas pelos mutuários para que o programa possa ter continuidade e muitas outras famílias recebam o benefício “muitas famílias aguardam pela casa própria e o Governo do Estado quer atender a todos”, afirmou. Maria ressaltou ainda a importância da parceria com a Prefeitura de Joaçaba, que ajudou os mutuários para juntar toda documentação e viabilizar todo processo.

Na primeira etapa em 2007, foram assinados outros 26 contratos,  somando-se a estes 29 assinados na manhã de ontem são 55 moradias viabilizadas em Joaçaba pelo programa. Todas são unidades isoladas, ou seja, construídas em vários bairros do município, Armindo de Medeiros Haro, Tobias, Santa Tereza, João Paulo II, entre outros.

Cada mutuário pagará pela moradia o valor de três mil reais (R$ 3.000,00), em 44 parcelas de sessenta e sete reais (R$ 67,00), os outros R$ 4.500,00 serão subsidiados  pelo Governo do Estado a fundo perdido. A previsão para liberação do dinheiro e compra do material é de 10 dias e o restante mediante medição dos serviços executados. O prazo para conclusão da obra é de 04 meses, sendo o terreno e a mão de obra de responsabilidade dos mutuários. O programa será gerenciado pela Sociedade Comunitária de Habitação Popular de Joaçaba, para garantir que os recursos sejam aplicados exclusivamente na construção da moradia.

O prefeito Armindo agradeceu a todos que colaboraram para este momento se tornar realidade e, que apesar da burocracia e demora no processo não desistiram “é muito gratificante e emocionante assinar estes contratos, saber que mais 29 famílias estão sendo beneficiadas e terão a casa própria” afirmou o prefeito.

Rafael Laske, prefeito eleito falou do compromisso em continuar a parceria e beneficiar ainda mais famílias “temos o compromisso de contemplar aqueles que ainda estão na fila de espera, porque sabemos o quanto é importante e batalharemos para isso”, afirmou.

A presidente da COHAB falou ainda que para 2009 há possibilidades de se construir um condomínio em Joaçaba, dando continuidade ao programa.