Inaugurado o CRAS de Joaçaba

INAUGURADO O CRAS DE JOAÇABA

A Prefeitura Municipal de Joaçaba, através do Departamento de Ação Social, realizou na tarde desta última terça-feira (21) na Casa da Cidadania uma solenidade de inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) contando com a presença de autoridades locais e convidados.

Segundo Maristela Abatti Schüller que é coordenadora do Programa, explica que o CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, responsável pela prestação de serviços continuados de proteção social básica às famílias e indivíduos em ocasiões de vulnerabilidade. Maristela ainda destaca que a atuação do CRAS será através do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) que é o principal Programa de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Governo Federal.

A coordenadora ainda comenta que o CRAS terá abrangência em atender 3.500 famílias seguidos de 750 atendimentos ao ano.  Através de um levantamento elaborado pelo departamento de Ação Social existem algumas comunidades que são consideradas mais vulneráveis como é o caso do loteamento Armindo de Medeiros Haro, Vila Cordazzo, João Paulo II, Nossa Senhora de Lourdes e Vila Cachoerinha. Essas comunidades desde já serão atendidas pelo CRAS.

O CRAS oferece diversos serviços como é o caso da orientação psicológica e social, campanhas sócio-educativas, palestras voltadas a comunidade e as famílias, apoio aos indivíduos e as famílias na garantia de seus direitos de cidadania, serviços de acompanhamentos social as famílias, articulações e fortalecimentos de grupos sociais locais.