O programa de qualidade total já começa a ser aplicado em Joaçaba.

O programa de qualidade total ou excelência em qualidade já começa a ser aplicado em Joaçaba.

Vale lembrar que este será um programa de fiscalização preventiva, num mesmo procedimento pela Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Setor de Tributação Municipal, Procon e Ministério Público e fiscalizará todos os estabelecimentos que trabalham com alimentação, ainda clubes, casas noturnas, locais de aglomeração de público.

E será aplicado da seguinte forma:

·         Diligência em força tarefa, com representantes dos órgãos envolvidos;

·         Elaboração e preenchimento de check list, contendo as exigências legais;

·         Notificação para solucionar irregularidades;

·         Com aprovação total, sem restrições, concede-se o atestado de regularidade daquele período (ou ano);

·         Embargo administrativo e suspensão das atividades dos locais sem estrutura ou que não tenham atendido a notificação para correção.

Estes requisitos pedidos não serão para funcionamento ou abertura de estabelecimentos, mas sim para ter o selo de excelência/qualidade total.

 

Hoje o estabelecimento sorteado e visitado foi o Café Pinhão, enquanto a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros faziam a vistoria e aplicavam o check list o Promotor Dr. Márcio explicava ao proprietário Arnaldo Favorito Campos o objetivo e a importância do projeto.

“Acho interessantíssimo que os órgãos públicos venham fazer estas vistorias, que saiam dos escritórios e venham conversar com os comerciantes, essa é a função e o objetivo” afirmou Arnaldo e falou ainda, que esta não é uma fiscalização mas, uma conversa e que desta forma eles saberiam de coisas que de repente nunca haviam pensado que seriam necessárias, “qualquer irregularidade que tenhamos ou modificação que precisarmos fazer, faremos com certeza” concluí Arnaldo.

Falando sobre o selo Arnaldo afirmou achar de suma importância passar esta segurança aos clientes, “afinal quem tiver este selo mostrará segurança, higiene e limpeza aos seus clientes, e quem não quer ter excelência nestes quesitos”, e afirmou ainda “que uma ação destas vai incentivar os comerciantes a se adaptarem para terem o selo”.

Na vistoria do Corpo de Bombeiros, Capitão Marcos e Edson vistoriaram luzes de emergência, placas de sinalização dessas saídas, e esclareceram que os proprietários destes estabelecimentos não tem obrigação de saber destes detalhes, como por exemplo: qual o pó adequado para o extintor, ou qual luz de emergência usar, e por isso também a importância destas fiscalizações e “o mais importante é esta aceitação e o interesse de se adaptar, de estar dentro das normas e ainda de receber o selo”, afirma o capitão.