Reunião sobre o Frei Bruno e o Natal

Quarenta blocos de isopor, 3 mil litros de resina e 20 metros quadrados de manta da fibra de vidro, mais criatividade, empenho, trabalho e precisão formam a 3º maior estátua do mundo. Com 37 metros, o Monumento Frei Bruno, em Joaçaba, está pronto e será inaugurado em breve.

A homenagem ao frei franciscano, que passou seus últimos anos na cidade do Meio-Oeste, foi idealizada no ano 2000 pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e com o apoio da Prefeitura Municipal e de toda comunidade o monumento será um marco no Turismo da cidade.

Em 2001, o terreno de 1,2 mil metros quadrados no Morro Panorâmico foi doado à CDL pela família Montenegro. Logo depois, os primeiros recursos foram adquiridos com uma rifa de três carros e duas motos.

Vieram, também, as campanhas do cimento, do ferro e do salário mínimo. A estimativa é de que, contando com doações e parcerias, principalmente do governo do Estado, o monumento custou aproximadamente R$ 820 mil.A montagem da estátua começou em março de 2006.

E nesta manhã reuniram-se no gabinete do prefeito Armindo Haro Neto, Dionilce Montenegro de Oliveira e seus filhos, Marly Montenegro de Oliveira e Marcio Montenegro de Oliviera, que fizeram a doação do terreno, com representantes do CDL, Sr. Miguel Giusti e Johnny Bortoluzzi e ainda o Sr. Raimundo Wieser que fez a doação do terreno em frente ao Monumento onde será feito todo o paisagismo.

A reunião contou com os representantes Municipais das Secretarias de Finanças, Administração e o Setor Jurídico para acertar os detalhes quanto a passagem do terreno da família para a CDL e sobre o paissagismo em frente ao monumento.