Construção de uma Unidade do Corpo de Bombeiros na região alta de Joaçaba

O aeroporto de Joaçaba foi reformado, ampliado e atende ao município de Joaçaba e toda região do meio oeste do estado de Santa Catarina. A empresa responsável pelos vôos é a NHT e opera com vôos diários para as 05 capitais, as aeronaves tem capacidade para 19 passageiros.

Agora a necessidade do aeroporto é quanto a segurança, a ANAC está exigindo que seja disponibilizado serviços do Corpo de Bombeiros nas cabeceiras de pista para garantir a segurança dos vôos.

Entre os motivos que levam a necessidade da construção de uma Unidade do Corpo de Bombeiros na região alta de Joaçaba estão: o aumento do fluxo e porte de pouso e decolagem de aeronaves no aeroporto, bairros residênciais em crescimento na região, concentração do parque industrial com incremento de várias indústrias de grande porte e migração do Terminal Rodoviário na região.

E para tratar deste assunto nesta manhã (10) reuniram-se no gabinete do prefeito, o Prefeito Armindo Haro Netto, prefeitos e vice-prefeito eleitos, e do Corpo de Bombeiros Coronel Gladimir Murer, Capitão Marcos Alves da Silva e o Major Tadeu, ainda Sérgio Belló, Presidente do Aeroclube e demais Secretários Municipais para formalizar as tratavivas para instalação de uma Unidade Avançada do Corpo de Bombeiros na cidade alta e ainda para se discutir as pendências e questões relevantes para se efetuar esta instalação.

Foram esclarecidos alguns pontos e encaminhado os próximos passos, segundo o Coronel Murer, “esse processo já está sendo discutido a mais de um ano e hoje é mais uma etapa”.

Outra questão que foi amplamente discutida na reunião foi a questão do efetivo, o Corpo de Bombeiros não dispõe de efetivo imediato para o trabalho naquela unidade, mas segundo o Coronel “estamos trabalhando na questão de compôr este grupo de recursos humanos para efetivar o posto de bombeiros que venha a atender a área indústrial e também o aeroporto que é um aeroporto regional e precisa destes serviços”.

Com relação a estrutura física, materiais e equipamentos o Coronel explicou que já foi encaminhado e hoje se deu mais um passo positivo para ser viabilizado junto ao estado e junto ao município e poder efetivamente ativar este posto. “Já vencemos todas as etapas técnicas e também a área de estrutura de recursos materiais e hoje nosso principal desafio é compor o grupo de recursos humanos”, esclareceu o Coronel e afirmou ainda “Para equipamentos e compra de caminhão serão utilizados recursos do próprio fundo de equipamentos do Corpo de Bombeiros do município e a questão da instalação física o encaminhamento é para que seja construída pelo município”.

E o Coronel aproveitou o momento e parabenizou o Capitão Marcos pelos excelentes trabalhos prestados e afirmou que “o Corpo de Bombeiros de Joaçaba além de ser histórico na questão da constituição do primeiro fundo de requipamento do estado de Santa Catarina a mais de 20 anos também vem sendo exitosa neste período todo e hoje é a menina dos olhos, o destaque e tudo o que tem de ponta na região está em Joaçaba, graças a participação do município da sociedade e dos profissionais que desempenham suas atividades em nível de excelência em Joaçaba”, conclui.