Uma ampliação no Frigorífico Aurora vai gerar mais de 500 empregos e que vai industrializar e comercializar todos os produtros de Joaçaba

A empresa Aurora é uma grande cooperativa e em nossa região atualmente gera 220 empregos. As unidades da Aurora estão entre as mais modernas da América Latina, todas voltadas à qualificação dos produtos, para garantir a qualidade e o sabor ao consumidor. Todas as unidades Aurora tem procedimentos padronizados sendo suas linhas auditadas periodicamente.

As unidades são pioneiras no emprego de Sistemas racionais de controle ambiental para o processamento de efluentes e tratamento de água e na unidade de Joaçaba a Aurora precisa fazer uma ampliação para equacionar o destino dos efluentes tratados das águas do frigorífico até o Rio Caraguatá. Uma ampliação que vai gerar mais de 500 empregos e que vai industrializar e comercializar todos os produtros de Joaçaba.

Na tarde desta quarta-feira reuniram-se na sala de reuniões da Unoesc, as lideranças da Universidade, Sr. Armindo Haro Netto Prefeito Municipal, Vice-prefeito eleito, Secretário de Agricultura Sr. Joaão Bulgareli, Sr. Décio Sonaglio, presidente da Cooperio, Secretário de Desenvolvimento Regional, Jair Lorenzetti e Beto D'Agostini, para tratar do assunto, quando a Unoesc se disponibilizou a colaborar com o processo e fazer o projeto.

Já foram realizadas reuniões posteriormente e o prefeito, assim como o Sr. Decio e Sr. João reiteraram que já existe o convênio com a Secretaria Regional, que o orçamento já está na Camara de Vereadores para aprovação, sendo que resta apenas o projeto para ai sim dar andamento ao processo.

O Sr. Decio Sonaglio, saiu animado da reunião “hoje se estabeleceu as atribuições de cada entidade, se objetivou o andamento do projeto, agora está bem claro, a partir desta reunião partimos para o campo. Ficou acertada a participação da universidade, nós colocamos a cooperio também para agilizar o processo e complementar estes trabalhos, inclusive com a participação da futura administração acho que agora a coisa vai sair do papel e partir para a pratica.

Quanto a quantidade de água que será destinada ao rio, falou-se da possibilidade de o mesmo não comportar, porém o Sr. Decio explicou que os engenheiros da Aurora já fizeram uma verificação, um estudo detalhado e o rio comporta o volume de efluentes tratados que serão destinados.

A Aurora aguarda agora a agilização do projeto, levantamento, a parte de campo, a mensuração dos dados enfim um acerto com os produtores, esta é a base e, a partir daí sai o convênio com o governo do estado e do governo com a prefeitura” conclui o presidente da cooperativa.

Professor Arisitides Cimadon falou do comprometimento da Unoesc com o projeto “A unoesc fica feliz em poder contribuir já que a grande missão da Universidade é estar envolvida com as instituições para o desenvolvimento da nossa região. A unoesc se comprometeu e vai elaborar o projeto que leva os efluentes da cooperio até o Rio Caraguatá”.

Sadi Zago será o engenheiro responsável pelo projeto e reafirmou quanto ao compromisso social da Unoesc com a sociedade “é muito importante para região que isso seja viabilizado, afinal é uma emresa que gera centenas de empregos e a Unoesc vai colaborar com sua equipe técnica para ajudar a elaborar este projeto que viabilizaria a amplização do frigorífico Aurora, ou seja equacionar o destino dos efluentes tratados das águas do frigorífico”

O Prefeito Armindo Haro Neto falou da grande importância desta obra para o município “a empresa tem previsão de aumentar o número de empregos e a nossa população precisa disso e ainda fará investimentos consideráveis para Joaçaba”, conclui o prefeito.