SERVIÇO SENTINELA – do Combate ao Enfrentamento

SERVIÇO SENTINELA – DO COMBATE AO ENFRENTAMENTO

O dia 24 de setembro foi instituído como tal pelo governo do Estado de Santa Catarina, através do decreto de Lei 3.644, no ano de 2001. O número crescente de crianças e adolescentes vítimas de violência física, psicológica, negligência, abuso e exploração sexual no Estado levaram à implantação desta Lei Estadual em defesa aos direitos das crianças e adolescentes, visando o fortalecimento das organizações governamentais, não-governamentais e da sociedade como um todo, no sentido de evitar que este panorama continue tomando proporções alarmantes.

A cada minuto uma criança é vítima de violência doméstica no Brasil. Absurdamente chocante e inacreditável se não fosse um retrato verdadeiro de nossa realidade. Sendo assim, mais do que somente julgar os culpados diretos ou a omissão social, urge empreender ações assertivas. E quando se fala em agir, não é possível alcançar uma solução duradoura sem a vigilância e a participação coletiva.

Entendemos que o maior instrumento de proteção às crianças e aos adolescentes contra qualquer tipo de violência ainda é a informação.

Ao promover ações de debate e de conscientização acerca deste tema tão polêmico, tem-se como objetivo mobilizar a população em geral e principalmente o público infanto-juvenil quanto à questão social da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, focando primordialmente o trabalho preventivo associado a redução dos riscos de novas violações. A banalização das agressões deve ser interrompida, banindo do senso comum a normalidade com que estes assuntos são encarados nos dias atuais.

A temática da violência sexual é trabalhada de diversas formas, sempre com adaptações às faixas etárias e necessidades do público atendido, sejam pais, crianças, adolescentes e professores.

A prevenção acontece de forma constante, mas em especial em setembro o Serviço Sentinela desenvolve ações de reflexão e aprofundamento do tema. No dia 23 de setembro aconteceu uma palestra para professores da rede estadual e municipal, na GERED, com a equipe técnica do Sentinela.

O ponto forte da mobilização de setembro aconteceu no dia 24, na sede do Serviço Sentinela em Joaçaba, quando foi possível reunir pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes que por nós são atendidas. Foi a primeira vez na história do Serviço Sentinela de Joaçaba que isto foi possível. A palestra foi ministrada pela professora Marilena Detoni com o tema “Maternidade e Paternidade Responsáveis”. A expectativa foi superada e com muita alegria, num clima de respeito e interesse aproximadamente 60% dos pais ou responsáveis estiveram presentes. Entendemos que a participação destes pais é resultado do longo e incansável trabalho que estamos desenvolvendo com as famílias que agora se mostram mais compreensíveis e comprometidas.

No dia 02/10, será proferida uma palestra na escola Anita Lopes Vieira, na comunidade de Santa Helena para pais e professores, com a equipe técnica do Serviço Sentinela.

É preciso ter em mente que enquanto a PAZ estiver presa, a violência estará solta. A PAZ é necessária e urgente. A promoção da PAZ e o respeito pelos direitos humanos podem trazer de volta o equilíbrio social, pois quando a pessoa não é respeitada, o equilíbrio tanto pessoal quanto social é afetado.

O tema PAZ reforça a preocupação da população com a questão da violência. Trabalhando pelo lado da solidariedade e da fraternidade teremos um envolvimento maior das crianças, adolescentes, pais, professores e comunidade de modo geral pela busca da PAZ.

A PAZ que procuramos e desejamos para o mundo, começa dentro de cada um de nós, pois ela é construída dia a dia, com a participação de todos.