Projeto Rede Guarani Serra Geral

Sejamos nós a mudança que esperamos ver no mundo” (Gandhi), esta é a frase que resume o magnífico trabalho da pesquisadora Gedalva, que juntamente com o Professor Joviles Trevisol, Coordenador do Mestrado da UNOESC, orientador da pesquisa e coordenador técnico local do projeto, que foi apresentado em forma de amostra fotográfica, nesta tarde (17) na Escola NUPERAJO.

A pesquisa leva o tema “Projeto Rede Guarani Serra Geral” e estuda o Aqüifero Guarani que é um grande reservatório de água doce subterrânea, localizado na América do Sul, abrangendo o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

No Brasil o Aqüifero abrange os estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. E é importante salientar que o maior aqüifero do mundo está no Brasil, quase 70% de todo aqüifero é do brasil.

Este é um projeto realizado por quatro universidades UNOESC, UDESC, UNIPLAC e UFSC

A pesquisa realizada em Joaçaba é referente a área do Parque da Escola Nuperajo, uma área de aproximadamente 300 hectares de florestas que foi profundamente estudada levando em conta a qualidade do ar, da terra e das águas, constatou-se por exemplo que a área é repleta de liquens vermelhos, que é um bio indicador de qualidade de ar.

A amostra percorre as escolas da cidade e busca levar para as crianças conhecimento, gerar conciência ambiental, socializá-las e envolve-las no processo.

O objetivo daqui para frente é criar neste local o Parque Vale do Rio do Peixe, uma unidade de preservação permanente, sendo um espaço de lazer, integração e conhecimento. Um espaço onde crianças e adultos possam estar mais perto da natureza.

Quem participou da amostra se encantou pela beleza e riqueza das fotos, a verdade e encanto das apresentações dos alunos, enfim uma tarde de muito conhecimento e lazer bem pertinho da natureza.