Inaugurada a Reforma e Ampliação da Unidade de Terapia Intensiva

INAUGURADA A REFORMA E AMPLIAÇÃO DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Hust recebeu novos equipamentos e é contemplado com mais quatro novos leitos

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) a inauguração da reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Santa Terezinha com a presença do Diretor da instituição Adgar Bittencourt, Secretaria de Estado da Saúde Carmen Zanotto, Deputado Jorginho Mello, Reitor da Unoesc Aristídes Cimadon, Secretário do Desenvolvimento Regional Jair Lorensetti, o Prefeito de Joaçaba Armindo Haro Neto dentre outros. Fizeram-se presentes também representantes do Ministério Público, poder judiciário, Secretaria Municipal de Gerência Regional da Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros além de funcionários do próprio HUST.

Adgar Bittencourt comenta que além da aquisição de novos equipamentos a ampliação contemplou mais quatro leitos com recursos na ordem de R$ 360 mil oriundos do Governo do Estado e também da Unoesc que viabilizou em torno de 250 mil. Bittencourt acrescenta que o Hospital atende 55 municípios da nossa região e muitas vezes por falta de vagas necessitam transferir ou adiar cirurgias para outros centros. Agora com este investimento a situação tende a amenizar a escassez de leitos na UTI. Nosso próximo objetivo é ampliar a quantidade de leitos do hospital para 160, correspondendo a demanda da região. As parcerias serão fundamentais nesse processo.

A Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto comenta que a ampliação é fruto de um planejamento que vem sendo estudado desde 2003 e que hoje estámos prestigiando essa obra tão relevante para a UTI. A Secretária relata ainda que de acordo com a incorporação tecnológica, especialização dos recursos humanos bem como a área física disponível colocará o Hospital em uma classificação tipo II.

O Prefeito Armindo Haro Neto além de mencionar a importância dessa obra lembrou que a Prefeitura Municipal repassa mensalmente, R$ 33mil ao HUST. “Nós sentimos com o dever cumprido” Não fizemos mais devido as dificuldades financeiras, uma realidade de vários municípios. Concluiu o Prefeito.

Várias autoridades fizeram uso da palavra e não pouparam elogios aos idealizadores da obra, que sem dúvida veio para suprir a necessidades de milhares de pacientes.