Sambódromo

Na manhã de ontem (08) reuniram-se no gabinete do prefeito, representantes da Liga das Escolas de Samba, das Escolas de Samba, empresários, arquitetos, Corpo de Bombeiros, com o Arquiteto Norberto Esganzerla de Joinville para discutir e avançar nas tratativas quanto ao projeto do Sambódromo de Joaçaba.

O arquiteto falou dos estudos que fez para um pré-projeto desenvolvido por ele, da grandiosidade do Carnaval de Joaçaba e Herval D'Oeste e da necessidade de se construir um espaço apropriado para este espetáculo, “o carnaval de Joaçaba e Herval D'Oeste, precisa dessa valorização”, afirmou Norberto. O arquiteto fez um estudo sobre as escolas de samba, a construção dos carros, a abrangência do carnaval e juntamente com o arquiteto Jaison Strapassola sobre as áreas onde há possibilidades de desenvolver a obra.

Chegou-se a um consenso de que a melhor área para a construção seria o terreno entre o Campus I da Unoesc e o Campus da Saúde e o objetivo é fazer esta construção em parceria com a Universidade para que a mesma utilizasse o empreendimento durante o ano, para não ser esta uma obra apenas para o carnaval.

Este estudo contempla a avenida, que pensa-se em fazer uma rua que ligue os dois campus da Unoesc, com arquibancadas para dez mil pessoas, um palco e uma area de dispersão que também serviria para shows, eventos abertos com capacidade para mais dez mil pessoas. E sob as arquibancadas o espaço para Universidade, com salas de aula, salas para Liga, cursos profissionalizantes e ainda os barracões das Escolas.

O próximo passo agora é ver da possibilidade da Unoesc ser parceira e acertar o projeto junto com a Liga e Escolas de Samba, uma vez que por ser um espaço para o Carnaval as delimitações e necessidades devem ser repassadas por eles.

Falaram também das possibilidades de orçamento e de se conseguir os financiamentos junto aos governos estadual e federal, acertados os detalhes com a UNOESC ai sim poderemos dar sequência ao projeto, afirma o prefeito “queremos que seja um projeto tão grandioso quanto o nosso carnaval”, conclui.

As escolas aprovam idéia, afinal o carnaval vem tomando uma proporção que não cabe mais na Avenida XV de Novembro, o público e as escolas são cada vez maiores, precisa-se de espaço, segurança e acomodações necessárias para um espetáculo tão grandioso.

E hoje (09) aconteceu no gabinete nova reunião com os mesmos componentes e Unoesc, Digníssomo Reitor Aristides Cimadon, Osmar Mena Bareta e Osmar Demarco, foi repassado a Unoesc a idéia do empreendimento e a importância da Universidade fazer parte do processo. A idéia principal do projeto é de que não seja um espaço apenas para o carnaval, mas um local multi uso, onde possam ser realizados eventos durante todo o ano e ainda um espaço educacional, segundo o arqueiteto Norberto “não pode ser apenas um sambódromo, mas um espaço educacional, deve ter utilização plena e para isso foi criada uma base sólida para que este projeto seja desenvolvido nesta base”.

Depois de extenso e amplo debate chegou-se a conclusão que a obra tem todas as possibilidades de ser desenvolvida e de dar certo, mas que não será um sambódromo, mas sim um CENTRO DE EVENTOS, um local de EDUCAÇÃO E CULTURA.

Para o Sr. Aristides Cimadon, “entendo que a idéia é brilhante, necessária e importante para o desenvolvimento de Joaçaba, quero parabenizar o prefeito e representantes da Liga e das Escolas de samba pela iniciativa e pelo que vi da exposição do arquiteto Norberto a idéia é extremamente viavel e a condição de abrigar outros tantos eventos é ainda mais importante”, afirmou o Digníssimo Reitor e falou ainda da importância de desenvolver as areas altas da cidade de Joaçaba.

Quanto a parceria da Unoesc no empreendimento o reitor afirmou “A Unoesc será parceira com certeza deste projeto, só vamos estudar agora juntamente com o arquiteto, com nossa equipe e com o desenvolvimento do projeto de que forma será este envolvimento, com atividades educacionais, cursos profissionaliszantes, tudo isso será analizado, mas já colocamos a disposição da equipe a estrutura da area de engenharia e nosso apoio na busca dos recursos.”