Centro de Referência da Melhor Idade
Aulas de Hidroginástica, ginástica, dança, pintura, todos os dias tem uma atividade e as alunas determinadas, animadas, e muito comprometidas aproveitam as aulas e marcam presença.
A professora Verena Petri dá aulas de pintura todos os dias, das 13h30 as 17h e tem em média 45 alunas que se revezam nos dias da semana.
Cada aluna traz o pano ou a peça que vai pintar e recebe a tinta, pincéis e a dedicação da professora, que afirma ser este um trabalho muito gratificante, “gosto muito do que faço, me sinto satisfeita, as alunas retribuem, colaboram, somos amigas. As vezes elas chegam tristes estressadas e saem daqui felizes, animadas, pintura é uma terapia, tenho alunas de quase 90 anos e isso tudo é muito gratificante”, afirma Verena.
Dona Adelina, já faz pintura a 02 anos “adoro, acho lindo e o mais importante, eu andava esquecida e a pintura ajudou minha memória, me deixa mais calma e feliz”.
Dona Aida começou o curso este ano e diz que é ótimo, que a professora acima de tudo é amiga e que a pintura, relaxa, acalma “a gente esquece tudo, deixa os problemas e o stress lá fora, é uma terapia”.
Nas aulas de Hidroginástica são em média 40 alunas, que se revezam as segundas e terças-feiras em turmas de 08 a 10 senhoras. As aulas são de 50 minutos e segundo os médicos este é o melhor exercício. Trabalha respiração, coordenação, musculatura e por ser um exercício sem impacto é o mais indicado para terceira idade.
As aulas de ginástica acontecem nas quintas-feiras. Por ser apenas um dia da semana é uma única turma com mais de 40 alunas. A professora trabalha atividades com bastão, elástico, bola, balão. Exercícios leves, mas que fazem toda diferença.
As aulas de dança acontecem as sextas-feiras com 20 alunas, o bjetivo é formar um grupo de dança para se apresentar em festas e eventos. Neste ano o grupo se apresentou nas festas juninas dos grupos de idosos.
Enfim o Centro de Referência da Melhor Idade está fazendo jus ao nome o oferecendo atividades que proporcionem lazer e saúde, conforme afirma Dona Bruna, é uma festa “faz bem pra cabeça, pro corpo, a gente se distrai, conhece pessoas, faz amizadez”.