Lideranças debatem futuro do Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste após apresentação de pesquisa da Fecomércio SC
Uma das folias mais tradicionais de Santa Catarina, o Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste promete ser ainda maior em 2024, trazendo impactos positivos para a economia local e atraindo turistas de todo o país. Essa é a expectativa das lideranças que participaram da apresentação da pesquisa da Fecomércio SC sobre o carnaval em Joaçaba e Herval d’Oeste em 2023, na manhã desta quinta-feira (27). O evento foi realizado pelo Sindilojas Meio-Oeste, Sindiatacadista Joaçaba e Região, Sindrecom Joaçaba e Siprofarma Herval d’Oeste, em parceria com a Fecomércio SC.
Estiveram presentes o prefeito de Joaçaba, Dioclesio Ragnini, Diego Dalanhol, intendente de Turismo e Eventos de Joaçaba, Jair da Rosa, vice-prefeito de Herval d’ Oeste, Jean Patrick Giusti, secretário de Habitação e Desenvolvimento Econômico de Herval d’ Oeste, a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho) e representantes das agremiações, vereadores e entidades empresariais do Meio-Oeste.
“Este é um momento de virada de chave para que o nosso carnaval retome a grandiosidade de outros anos. A gestão pública e os empresários da região precisam se unir e abraçar o carnaval. Hoje ficou evidente o comprometimento das prefeituras com a infraestrutura e a qualidade da próxima edição”, pontua Sérgio Giacometti, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste de SC, que falou em nome dos demais sindicatos presentes.
Em 2023, a programação contou com duas noites de desfiles das Escolas de Samba, na Avenida XV de Novembro, em Joaçaba, e o Carnafolia, que passou a ser realizado na Praça Engenheiro Daniel d’Oeste, em Herval d’Oeste.
O objetivo da pesquisa realizada pela Fecomércio SC é analisar os reflexos da festa nos municípios, traçar o perfil e o comportamento de consumo dos turistas que circulam na região neste período e trazer dados que gerem insights para a tomada de decisão dos empresários e órgãos públicos.
“Os resultados são valiosos e de grande relevância para o desenvolvimento da região. A partir do perfil socioeconômico, avaliação do destino e impactos nos negócios e na economia local, é possível fazer um planejamento estratégico mais assertivo, com produtos e serviços para o público-alvo que se espera”, analisa Fábio De Souza, vice-presidente de turismo da Fecomércio SC. Ele cita como exemplo a Oktoberfest de Blumenau, que utilizou dados para dar uma guinada no evento, mudando inclusive o perfil do público, que gerou mais faturamento e movimentação para a festa e a região.
Destaques
– Redução na participação do público jovem (de 18 a 25 anos) de 42,8 % para 17,5%
– Solteiros representam metade do público (51%), à frente dos casados (37,7%)
– 41,2% tem renda média mensal de 2 a 4 Salários Mínimos (SM) e 32,2% entre 4 e 10
– 55,2% dos turistas são do próprio estado, seguido por Paraná (17,8%) e Rio Grande do Sul (9,4%)
– 54,2% vieram com veículos próprios. A parcela de passageiros de ônibus regulares cresceu mais de 40%
– Variação do faturamento foi de 1,3% em relação aos anos anteriores: Joaçaba (3,2%) e Herval d’Oeste (-4,2%)
Fonte: Fecomércio