Junho Violeta: Ações Conjuntas Mobilizam Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa

Durante o mês de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência do Idoso (CRI) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), promoveu uma série de ações voltadas para a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Essas atividades fazem parte da campanha “Junho Violeta”, culminando no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.

As iniciativas tiveram início no dia 12 de junho, no Centro de Referência do Idoso, onde a equipe técnica do CREAS liderou um encontro com grupos de idosos. A pauta principal foi a discussão das várias formas de violência que podem atingir essa parcela da população, desde abusos físicos até negligência e exploração financeira. Os profissionais esclareceram dúvidas e reforçaram a importância de identificar e denunciar situações de abuso, oferecendo apoio e orientações aos presentes.

Sandra Pacheco, secretária de assistência social, destacou a relevância da campanha. “O Junho Violeta é uma oportunidade crucial para discutirmos e enfrentarmos a violência contra nossos idosos. Precisamos estar atentos e preparados para proteger e acolher nossas gerações mais velhas, garantindo que elas tenham uma vida digna e segura”, afirmou Sandra.

Em continuidade às ações, no dia 14 de junho, a equipe do CRI retribuiu a visita ao CREAS, apresentando aos usuários uma série de serviços e atividades disponíveis no Centro de Referência do Idoso. Entre as ofertas, destacam-se oficinas de artesanato, grupos de fortalecimento emocional e atividades recreativas, que visam promover o bem-estar e a integração social dos idosos.

Durante este encontro, também marcaram presença profissionais da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Joaçaba. Eles trouxeram informações valiosas sobre as formas de violência mais comuns contra a pessoa idosa, além de apresentar estatísticas e orientar sobre a importância da denúncia. “É fundamental que a sociedade saiba reconhecer os sinais de violência e saiba onde buscar ajuda. Nossa prioridade é proteger e assegurar que os idosos vivam em um ambiente seguro e respeitoso”, ressaltou um dos delegados presentes.

As ações de conscientização e apoio promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, CRI e CREAS são essenciais para a proteção dos direitos dos idosos. O Junho Violeta, além de ser um marco para a conscientização, serve como um alerta contínuo para toda a sociedade sobre a importância de respeitar e cuidar das pessoas idosas, garantindo que vivam com dignidade e sem violência.

Sandra Pacheco finalizou ressaltando o compromisso da gestão municipal com a causa. “Nossa missão é assegurar que todos os idosos recebam o respeito e a proteção que merecem. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para promover a conscientização e oferecer suporte a todos que necessitam”, concluiu a secretária.

As ações do Junho Violeta mostram o quanto é vital que a comunidade esteja unida na luta contra a violência, garantindo um futuro mais seguro e justo para todos os idosos.