Joaçaba recebe o Selo Prata no Compromisso com a Alfabetização 2024
O município de Joaçaba conquistou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, alcançando a categoria Prata. A premiação, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), reconhece os esforços das secretarias de educação de todo o Brasil em prol da alfabetização infantil. A primeira edição do selo contou com a participação de 4.578 municípios de todo o país. No total, 2.592 municípios receberam o selo de ouro, 1.062 o de prata e 533 o de bronze.
A premiação visa reconhecer e incentivar a adoção de políticas e práticas de gestão pública da educação que garantam a alfabetização das crianças na idade certa, conforme as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O Selo Nacional avaliou as ações das secretarias de educação em quatro dimensões principais: colaboração entre os entes federativos, institucionalização da política de alfabetização, ações de formação de professores e gestores, e distribuição de materiais didáticos.
A Secretária Municipal de Educação de Joaçaba, Rosane Kunen, celebra a conquista como um reflexo do compromisso da cidade com a alfabetização. “Este selo é a prova de que estamos no caminho certo. A alfabetização é a base para o futuro dos nossos alunos, e em Joaçaba trabalhamos incansavelmente para que todas as nossas crianças se alfabetizem no tempo certo e com qualidade”, afirmou.
Em 2023, Joaçaba deu um passo importante ao firmar parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e contratar a assessoria de Fernanda Schneider. A assessora trouxe o modelo RTI (Resposta à Intervenção), que ajudou as escolas a monitorar o desempenho dos alunos das turmas de 1º, 2º e 3º anos, oferecendo intervenções personalizadas para aqueles em risco de baixo desempenho.
Além disso, a cidade aplicou o protocolo “Portage” nas turmas da Educação Infantil, ajustando as situações de aprendizagem conforme as necessidades dos alunos. Em 2024, o Método IntraAct foi expandido para todas as turmas de 1º ano e para as de Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantindo que todos os alunos sejam alfabetizados na idade certa.
A professora responsável pela inscrição do município e articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Flávia Regina Colusso Picolli conta que a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba considera a alfabetização um processo de suma importância para todo cidadão e, assim, vem promovendo ações por meio de capacitação aos professores e atividades complementares aos educandos a fim de oportunizar metodologias e ações pedagógicas, para que todos os estudantes se alfabetizem. “Com o apoio contínuo aos nossos professores e ações pedagógicas adequadas, temos conseguido excelentes resultados, e o selo de prata é o reconhecimento do trabalho coletivo que estamos fazendo para garantir o futuro dos nossos alunos”, concluiu.