Joaçaba está elaborando a Identidade Pedagógica da Educação Infantil do Município
A educação infantil é uma nova fase na vida de uma criança, é quando o indivíduo em formação e desenvolvimento tem seu primeiro contato social fora do núcleo familiar. Neste período, a criança começa a fazer amizades e reconhecer as diferenças entre as pessoas, passa a ter uma rotina diária mais regrada e necessita de grande atenção tanto com relação aos processos pedagógicos como também aos profissionais que atuam nesta faixa etária. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba reuniu um grupo de profissionais para juntos trabalharem na elaboração da Identidade Pedagógica da Educação Infantil do município, fortalecendo a atuação em rede e a padronização da atuação escolar do município.
Em Joaçaba, a Rede Municipal de Ensino segue as diretrizes curriculares que estão embasadas na BNCC, pautado em dois tópicos construídos pelos professores em 2019, os quais abordam as experiências de aprendizagem e desenvolvimento e algumas orientações didáticas pedagógicas para cada campo de experiência. “O grupo está trabalhando nas especificações de cada objetivo de aprendizagem para que assim em todas as unidades escolares do município sejam abordadas as mesmas habilidades e competências para cada nível. Nos encontros realizados pelo grupo de professores, discutiu-se sobre planejamento, avaliação, recursos metodológicos, materiais didáticos pedagógicos, jogos e brincadeiras lúdicas e a formação profissional a fim de realizar um retrato de como está a educação infantil atualmente. Elencou-se os pontos sensíveis a melhoras e assim iniciamos o trabalho com o envolvimento de todos os professores da Educação Infantil de Joaçaba, na parada pedagógica, que aconteceu no dia 27 de outubro”, Explicou a Secretária de Educação, Rosane Kunen.
Durante a parada pedagógica, os professores se reuniram de acordo com as faixas etárias que trabalham e realizaram estudos e discussões sobre cada objetivo de aprendizagem proposto pelos campos de experiências, apontando a habilidade e (ou) competência que se espera que a criança apresente ao final de cada etapa. “Foi um momento valioso de trocas onde os profissionais vivenciaram as diferentes realidades e juntos deram o pontapé inicial para a construção da Identidade Pedagógica da Educação Infantil de Joaçaba. Trata-se de um trabalho que requer novos encontros e discussões para dar sequência a construção deste documento”, falou Rosangela Zoldan, Superintendente de Educação de Joaçaba.