Joaçaba Avança na Segurança Escolar com Medidas Pioneiras Após Diagnóstico Detalhado

Em uma ação coordenada e proativa, a Administração Municipal de Joaçaba, por intermédio da Secretaria de Educação, promoveu um encontro significativo para discutir e apresentar as melhorias e estratégias de segurança implementadas nas 14 unidades escolares do município. O evento, que contou com a participação de autoridades locais, entidades, vereadores e gestores das instituições de ensino privado, estadual e municipal, teve como foco principal a segurança escolar, especialmente após o trágico incidente em uma creche em Blumenau, ocorrido em abril de 2023.

A reunião, que ocorreu no auditório da AMMOC, foi uma oportunidade para a Administração Municipal compartilhar os resultados do diagnóstico de segurança realizado com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. A partir desse diagnóstico, foram definidas medidas e protocolos que estão sendo executados de forma planejada, com ênfase na segurança física e na promoção de um ambiente escolar seguro e acolhedor.

Entre as principais ações destacadas estão a ampliação do sistema de câmeras de segurança, a implementação de cercamento em torno das escolas e a melhoria da segurança nos arredores das unidades de ensino. Além disso, foram realizados treinamentos intensivos para preparar os profissionais da educação para responder de maneira eficaz a situações adversas. Essas ações incluem não apenas medidas físicas, mas também iniciativas focadas na cultura de segurança e bem-estar, além da promoção da saúde mental de toda a comunidade escolar.

O prefeito Dioclésio Ragnini destacou que, mais de 600 profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Joaçaba foram devidamente treinados. Esses profissionais participaram de atividades simuladas que os prepararam para situações de emergência. Além disso, foram elaborados 15 Planos de Emergência e Crise específicos para cada unidade escolar e para a Secretaria de Educação, documentos que serão revisados e atualizados periodicamente.

“Joaçaba é pioneira na região na elaboração de tais planos, demonstrando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito.

Para a realização dos treinamentos e a elaboração dos Planos de Emergência e Crise, a Secretaria de Educação contou com o apoio de uma empresa especializada. Rosane Kunen, Secretária de Educação, reforçou a importância desse trabalho contínuo e permanente, enfatizando que ele visa preservar o bem mais precioso: a vida.

“No segundo semestre, iniciaremos a instalação gradativa de grades de segurança nos Centros de Educação Infantil e escolas. Além disso, lançaremos um projeto piloto de Arteterapia para 60 alunos de três escolas que apresentam maior vulnerabilidade, ajudando-os a lidar com suas emoções. Também capacitaremos 30 profissionais da rede para atuarem como socorristas em saúde mental”, anunciou Kunen.

Essas iniciativas refletem o compromisso da administração municipal em cuidar das pessoas e garantir um ambiente escolar seguro. A Secretaria de Educação continuará a trabalhar de forma integrada com diversas entidades e profissionais para assegurar que Joaçaba seja um modelo de segurança escolar na região.

“Seguimos cuidando das pessoas, uma das premissas da nossa gestão municipal”, concluiu a secretária.

Com ações inovadoras e uma visão comprometida com o futuro, Joaçaba se destaca como um exemplo de como a educação e a segurança podem caminhar juntas para promover um ambiente mais seguro e saudável para todos.