Escola Rotary promove encerramento do Projeto “Proteja uma Criança” com foco na prevenção da violência sexual infantil

Na última terça-feira (21), a Escola Rotary Fritz Lucht, em Joaçaba, celebrou o encerramento do Projeto “Proteja uma Criança”, realizado em parceria com a Polícia Civil. Participaram do projeto os alunos do 5º ano da escola, bem como suas famílias, que estiveram presentes nos encontros.

O “Proteja uma Criança” tem como objetivo principal desenvolver ações de prevenção primária da violência sexual contra crianças e adolescentes. Em Joaçaba, a iniciativa foi coordenada pela psicóloga policial Alessandra Loraschi, contando com o apoio de acadêmicas da 7ª fase do curso de Psicologia da UNOESC e da Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação.

Ao longo do projeto, foram realizadas oficinas educativas e dinâmicas com duas turmas do 5º ano da Escola Rotary Fritz Lucht. As atividades, desenvolvidas de forma didática e adequada à faixa etária, visaram difundir informações importantes sobre prevenção e orientação em casos de violência sexual, além de promover a reflexão e o empoderamento dos alunos e suas famílias.

“A proximidade com a comunidade escolar e as famílias é fundamental para criar uma rede de proteção eficaz para nossas crianças e adolescentes”, destacou Alessandra Loraschi. As oficinas abordaram temas sensíveis de maneira acessível, permitindo que alunos e pais se tornassem agentes multiplicadores de estratégias de prevenção.

O encerramento do projeto foi marcado por atividades que reforçaram a importância da prevenção e da busca por ajuda em casos de violência sexual. A secretária municipal de Educação de Joaçaba, Rosane Kunen, ressaltou a importância do projeto: “Iniciativas como essa são essenciais para construirmos uma comunidade mais segura e informada, capaz de atuar preventivamente contra a violência sexual infantil.”