De Joaçaba a Porto Alegre, essa é a extensão das vias rurais no município de Joaçaba.

Com um amplo território rural que conecta 23 comunidades entre si e com a área urbana, o município de Joaçaba abriga aproximadamente 500 km de estradas rurais. Essa distância, comparável à trajetória entre Joaçaba/SC e Porto Alegre/RS, destaca a importância crucial da manutenção dessas vias para assegurar a segurança, mobilidade dos residentes locais e o fluxo eficiente da produção.

Atualmente, três equipes operam simultaneamente em várias regiões do interior, encarregadas da manutenção das estradas. Esses grupos, compostos por profissionais qualificados e equipamentos de última geração, trabalham de forma coordenada para atender às necessidades de reparo, alargamento e conservação das vias rurais.

Um aspecto fundamental dessa iniciativa é a modernização da frota de veículos dedicados à manutenção das estradas. A prefeitura tem feito investimentos significativos na aquisição de novos equipamentos, garantindo maior eficiência e agilidade nas operações de manutenção. Essa renovação não apenas amplia a capacidade de resposta às demandas das comunidades rurais, mas também proporciona condições de trabalho mais seguras e confortáveis para os funcionários envolvidos.

“Levamos a sério a responsabilidade pela manutenção das estradas do interior”, afirma Dioclésio Ragnini, prefeito de Joaçaba. “Ressalto que essa é uma prática contínua, que dura todos os meses do ano, buscando sempre maneiras de aprimorar nossos serviços e garantir que nossas estradas estejam em condições adequadas para o escoamento da produção e a mobilidade dos moradores.”