Concluída a primeira turma do Projeto Cyber Maker
Na última segunda-feira (31), foi realizado o evento de conclusão da primeira turma do Cyber Maker, um projeto que tem como objetivo capacitar adolescentes em empreendedorismo, inovação e programação. Os 18 jovens participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus aplicativos desenvolvidos durante o programa, em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Dioclésio Ragnini e da Superintendente de Educação, Rosangela Zoldan.
A cerimônia foi marcada por uma atmosfera de conquista e realização. Cada adolescente demonstrou seu projeto com entusiasmo e orgulho, revelando o comprometimento e a dedicação que tiveram durante todo o programa. Ao final das apresentações, os alunos recebem seus certificados de participação, reconhecendo o esforço e o empenho dedicados ao longo do projeto. Além disso, cada aluno recebeu o aparelho celular utilizado no desenvolvimento dos aplicativos, como forma de incentivo para que continuem a explorar suas habilidades na área da tecnologia.
Para coroar o sucesso do projeto e premiar os méritos dos alunos, eles foram agraciados com uma viagem para Curitiba. Durante essa viagem, os adolescentes terão a oportunidade de visitar locais emblemáticos como o Worktiba Barigui, o Parque Barigui, o Hotmilk e o PIBEP da PUCPR, bem como o Parque Municipal Tanguá. Essa experiência proporcionará a eles uma vivência enriquecedora e inspiradora, ampliando ainda mais seus horizontes e incentivando-os a perseguir seus sonhos.
O prefeito Dioclésio Ragnini reforçou o compromisso da Administração Municipal com a educação e o desenvolvimento. “Parabéns a todos os formandos e formandas do Projeto Cyber Maker. Sigam em frente, pois tenho certeza de que vocês têm um futuro brilhante pela frente. Contem sempre com o apoio da prefeitura e de toda a comunidade para alcançarem seus objetivos. Vocês são a esperança de um mundo melhor”, falou o prefeito.
O Polo Inovale, idealizador do Projeto Cyber Maker, celebra esse momento como uma grande realização, pois testemunhou o notável desenvolvimento dos adolescentes ao longo do programa. “Ao entrarem no projeto, eles tinham perspectivas diferentes, mas hoje saem com sonhos de criar suas próprias startups ou seguir uma carreira na área de programação. O projeto também teve impactos positivos no âmbito familiar e escolar dos participantes, mostrando como o incentivo à inovação e ao conhecimento pode gerar mudanças significativas nas vidas dos jovens. Agradecemos a prefeitura pelo apoio incondicional e à Secretaria da Educação pelo esforço e dedicação em tornar esse programa uma realidade. Além disso, o projeto não seria possível sem a importante parceria do NAF/UNOESC (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), da Receita Federal, e do SENAI, que colaboraram com receitas e conhecimentos essenciais para a realização do projeto. Também agradecemos a coordenadora do projeto, psicóloga Sandra Da Cas e ao professor Charles Savaris”, falou Severino.
Fonte e fotos: com informações Karine Lopes/Ascom Polo Inovale