Pesquisa revela características do Carnaval de Joaçaba
Com o objetivo de produzir dados que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do turismo nos principais destinos do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) realizou pesquisas de turismo em quatro municípios durante o carnaval. O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 10 de março com 1,9 mil turistas em locais estratégicos de fluxo e 554 empresários dos setores que sofrem forte influência no faturamento neste período, nas cidades de São Francisco do Sul, Laguna, Joaçaba e Florianópolis.
Os dados apontaram que o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas no Estado foi à casa de amigos ou parentes, com 34%. Este perfil predominou principalmente em São Francisco (32%) e Joaçaba (42%). Já em Florianópolis, a preferência foi por hotéis ou pousadas, com 38%. Em Laguna os turistas aproveitaram as próprias casas de veraneio para se hospedar no período de folia (35%). Ao serem questionados se retornarão no próximo ano, 91% dos turistas entrevistados acenaram que pretendem voltar outras vezes ao Estado.
As taxas de ocupação variaram de 62,35% em São Francisco do Sul chegando a 92,14% em Laguna. Os empresários entrevistados que afirmaram ter um movimento maior de turistas em seus estabelecimentos no período, mostraram um percentual de aumento variável de 14,8% a 21,68%.
A pesquisa feita com os empresários mostrou bom desempenho para o comércio apenas de Joaçaba. Apesar de ser o terceiro município com maior média de gasto por turista, o município foi o único que registrou um crescimento no faturamento, com 2,62% de incremento. Nas demais cidades os empresários registraram quedas nas vendas.
Os números de Joaçaba
Analisando criteriosamente e especificamente os dados de Joaçaba, das quatro cidades pesquisas, o motivo da viagem para a cidade foi o maior, onde 80% dos entrevistados vieram a cidades com o objetivo único de ver o carnaval. No que diz respeito a hospedagem, os turistas que vieram a cidade, concentraram-se especificamente em hotel e quarto e casa de família, deste 84% do visitantes optaram por esse modalidade de hospedagem. Joaçaba ainda foi destaque por apresentar as melhores opções de gastronomia, limpeza urbana, sensação de segurança e hospitalidade. Do total de entrevistados na cidade, 89% confirmaram que pretende voltar no próximo ano. Uma das informações mais pertinentes na pesquisa, revelou, que o desfile das escolas de samba de Joaçaba e Herval d´Oeste é o principal atrativo durante o carnaval. Do total de entrevistados, 43% confirmaram que vieram a cidade para assistir os desfile e 38% para acompanhar o desfile e conhecer o carnafolia. Por fim, mesmo o município sendo o terceiro com maior média de gasto de turistas, Joaçaba foi o único que, dos quatro municípios pesquisados registrou crescimento, sendo que este foi de 2.62%.
Segundo o Prefeito Rafael Laske, que acompanhou pessoalmente a divulgação dos números da pesquisa em Florianópolis, os dados comprovam que o evento cresceu e que de fato traz lucros e resultados para a cidade. “Fiquei muito contente em saber que das cidades pesquisadas fomos a única que apresentou crescimento no setor de comércio. Aqui está a prova, que não estamos gastando com o carnaval e sim investindo”finalizou.