Professores da rede pública municipal passam por Formação Continuada em Joaçaba.
Cerca de 96 professores da rede pública municipal de Joaçaba, estão passando pelo processo de formação continuada realizada pela Secretaria Municipal de Educação, que desde o inicio deste ano, começou um processo de estudo e de planejamento do sistema municipal de educação, iniciando com formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino.
A capacitação que será de 80hs e acontece no auditório do CERT, dividida em dois cursos, de duas etapas. O 1º curso iniciou neste dia 28 e encerrará no dia 01 de outubro; com uma 2ª etapa que ocorre entre os dias 26 á 29 de outubro. Já o 2º curso, inicia no dia 22 e vai até 26 março, com uma 2ª etapa que ocorre entre os dias 24 á 28 de maio de 2010. Participam do processo de formação continuada diretores e coordenadores pedagógicos, da rede municipal de educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais e séries finais). "A formação continuada contribui para a reflexão e o aperfeiçoamento do trabalho realizado na escola", comenta o Secretário de Educação, Prof. Sérgio Lazzarini.
Ainda de acordo com o Secretário Lazzarini, “é necessário o desejo e o interesse de aprimoramento por parte dos educadores, para que juntos possamos atingir ótimos resultados, alavancando a qualidade de ensino municipal. Nossos professores estão demonstrando esse interesse. A SME está preocupada com a formação dos professores, por isso está proporcionando essa oportunidade de aprimoramento, promovendo a troca de idéias e aprendizado, com o planejamento de ações para que a educação no município possa melhorar cada vez mais”, diz.
De acordo com Mercedes Luiza Nascimento, Coordenadora Pedagógica de 1° a 9° ano da SME, a profissionalização docente, como assim começará a ser denominada, aborda o começo da gestão da educação nacional, o novo ordenamento do sistema municipal de ensino, o próprio sistema municipal de ensino de Joaçaba, currículo e o projeto político pedagógico. “É uma oportunidade para que em grupos de estudos, os professores dêem continuidade aos estudos, voltem literalmente para os bancos escolares, e tornem-se multiplicadores”, diz. “Abordamos nesta capacitação desde a educação nacional, até a municipal, estudando o processo dentro de nossas escolas; os professores sairão da capacitação preparados, entendendo como funciona o sistema de ensino, com uma educação atualizada e reflexiva”, salienta.
A Diretora de Ensino da SME Ana Beatriz Brancher, ressalta que nas 3 noites de capacitação que seguirão durante esta semana, serão de busca de formação e conhecimento, pois a educação do Brasil passará por diversas mudanças, devido a CONAE – Conferência Nacional de Educação em 2010. “Teremos que acompanhar as mudanças a nível Brasil, iniciando pela profissionalização dos nossos professores. E a professora Mercedes dedicou-se muito para que a formação continuada iniciasse ainda este ano em Joaçaba, para que juntos possamos construir um projeto pedagógico municipal, dando uma identidade e características ao trabalho educativo realizado em nosso município”, diz.
Mercedes ainda ressalta que os professores tomarão conhecimento da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os professores conhecerão as leis e direitos para que possam desenvolver seus trabalhos. A profissionalização docente é um trabalho realizado em rede, com o Núcleo de Tecnologias Educacionais, da Gered 7ª, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Educação e o CERT – Centro Educacional Roberto Trompowski, que cede o local para a capacitação.
“A educação é um processo evolutivo para toda a vida” afirma Mercedes. A capacitação tem por objetivo preparar o quadro de professores seguindo uma metodologia de formação continuada. A diversidade de temas tratados e de atividades realizadas abrirá importantes espaços de reflexão e debate sobre o processo ensino-aprendizagem. De acordo com Mercedes, a profissionalização docente, oferece ferramentas eficazes para o professor enfrentar os desafios e novidades no setor educacional. "Queremos ajudar os professores a criar novas situações de aprendizagem, que sejam integradas com o dia-a-dia dos alunos. E para lidar com seres humanos – não importa se crianças ou adultos – estudar, preparar-se e atualizar-se é fundamental", observa.