Prefeitura de Joaçaba repassa recursos para APAS – Associação de Pais e Amigos dos Surdos
O prefeito Dioclésio Ragnini realizou nesta terça-feira (15) a assinatura do Termo de Fomento para repasse de R$ 25 mil para APAS – Associação de Pais e Amigos dos Surdos. O recurso será pago em 3 parcelas.
A APAS é a única entidade de Joaçaba a prestar atendimento aos cidadãos com deficiência auditiva por meio do projeto: “Literatura e Aprendizagem na Educação de Surdos”. Também oferece atendimento à educandos com deficiência auditiva, dispondo de programas educacionais e assistenciais, mantendo o atendimento pedagógico a 25 pessoas surdas provenientes dos municípios de: Joaçaba, Herval d´Oeste, Treze Tílias, Catanduvas, Erval Velho e Lacerdópolis.
O atendimento especializado é oferecido a crianças, adolescentes, adultos e idosos surdos diariamente, com ensino bilíngue e estruturação da linguagem, aula de Língua de sinais brasileira (Libras), oficina de informática, atendimento de Fonoaudiologia, além de atender dentro das possibilidades quanto às necessidades de interpretação em bancos, clínicas médicas e dentárias, delegacias, fórum, prefeitura, entre outros lugares. Também realiza encaminhamento ao mercado de trabalho proporcionando a acessibilidade necessária para se estabelecerem os contratos.
Além disso, como forma de prevenção e reabilitação são realizadas gratuitamente avaliações audiométricas em crianças, jovens adultos e idosos da comunidade, e o teste de otoemissões acústica, conhecido como “teste da orelhinha”.