250 Alunos da Rede Municipal de Ensino de Joaçaba se formam no Projeto Bombeiro Mirim

Na última quinta-feira (16), a Secretaria de Educação de Joaçaba celebrou a formatura do Projeto Bombeiro Mirim, com a participação de cinco escolas municipais e 250 alunos do 4º ano.

O Projeto Bombeiro Mirim tem como objetivo proporcionar uma experiência educativa e formativa para as crianças, familiarizando-as com noções básicas de prevenção de acidentes, primeiros socorros, segurança e cidadania. Durante os três meses de realização, de março a maio de 2024, os alunos participaram de seis encontros de uma hora cada, além de visitas individuais ao Quartel dos Bombeiros, onde puderam vivenciar, na prática, as atividades e rotinas dos profissionais.

Ministrado por profissionais do Corpo de Bombeiros de Joaçaba, o projeto utiliza atividades lúdicas, práticas e teóricas para ensinar importantes lições de segurança e responsabilidade. Essas atividades visam desenvolver habilidades sociais nos alunos, como responsabilidade, solidariedade e respeito às normas de segurança, além de promover a valorização da vida e a preparação para agir de forma consciente em situações de emergência.

A Secretária de Educação de Joaçaba, Rosane Kunen, destacou a relevância do projeto para a formação dos estudantes. “O Projeto Bombeiro Mirim vai além do aprendizado teórico. Ele proporciona uma vivência que estimula o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar as adversidades do cotidiano”.

Durante a cerimônia de formatura, os alunos formados foram batizados, simbolizando a conclusão de uma etapa importante e o início de uma jornada de conscientização e responsabilidade. Este momento representou o reconhecimento do esforço e dedicação de cada participante, que agora leva consigo conhecimentos valiosos para a vida toda.