Professoras da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes vencem Prêmio Professor Transformador

Na última quarta-feira (11) a organização do Prêmio Professor Transformador, promovido em conjunto pelo Instituto Significare e Bett Educar, divulgou os vencedores da segunda edição e a classificação final nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Entre os vencedores, está a professora Andrea Lange, que atualmente trabalha na Creche Irmã Sheila, mas quando se inscreveu para o prêmio lecionava na Escola de Educação Básica Municipal Nossa Senhora de Lourdes e juntamente com a professora Talita Milani Cordeiro, desenvolveram o projeto “Eu e você: no nosso mundo, as nossas diferenças nos tornam iguais”.

Por meio do projeto, que teve como finalidade desenvolver e valorizar o reconhecimento da segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – Libras, as professoras, em virtude de terem um aluno surdo em sala de aula, trouxe inclusão e inovação com o projeto, através de imagens com a língua de sinais por todo o ambiente escolar. Com isso, os outros alunos demonstraram interesse e empatia ao se relacionar com o aluno surdo, e ele teve a oportunidade de se integrar de forma receptiva com a comunidade escolar. “Esse projeto é fruto de uma parceria linda com a professora Talita Milani Cordeiro. Meu nome foi representando as duas e queríamos demonstrar a transformação que teve início ao se pensar em uma criança, de toda a comunidade escolar a sua volta. Agradecemos ao Instituto Significare pelo apoio durante o processo e por proporcionar aos professores de todo o Brasil que se dedicam à educação essa premiação. Também agradecemos a Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes e a Diretora Elizalda Casagrande por permitir e apoiar nosso projeto. E que todos percebam que realmente “No nosso mundo, nossas diferenças nos tornam iguais”, falou Andrea.

Ao todo, mais de 800 projetos foram inscritos na segunda edição do Prêmio Professor Transformador, que se destaca por reconhecer iniciativas alinhadas às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que estejam contribuindo para promover uma Educação Transformadora nos quatro níveis do Ciclo Básico (Infantil, Fundamental I e II e Médio).

Os professores vencedores em cada categoria receberão prêmio de R$ 7 mil, troféu, certificado, divulgação do projeto em matéria especial para veiculação na mídia e o certificado “Escola que acredita na transformação pela Educação”. Já os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão R$ 2,5 mil, troféu, certificado e a oportunidade de apresentar seus projetos na Bett Brasil.

Todas as informações sobre o Prêmio Professor Transformador podem ser acompanhadas pelo blog do Instituto Significare.