Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação será realizada nesta quarta-feira (24) em Joaçaba

Na próxima quarta-feira (24), será realizada a Etapa Municipal da CONAE- Conferência Nacional de Educação, que é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

A CONAE é precedida por conferências preparatórias nos âmbitos dos estados e municípios e seguem calendário proposto pelo FNE – Fórum Nacional de Educação. Nos municípios, a CONAE é coordenada pelo FME – Fórum Municipal de Educação e em Joaçaba, esse grupo é composto por 18 representações da sociedade, e foi instituído pelos Decretos Municipais nº 6.319 e 6.347/2021.

A primeira reunião do Fórum Municipal de Educação aconteceu no dia 08 de novembro e na ocasião foram dados os encaminhamentos para a realização da Etapa Municipal da CONAE.

Já entre os dias 10 a 19 de novembro, aconteceram os estudos da Etapa Escolar e/ou Institucional e todas as unidades escolares municipais, estaduais e privadas, bem como, demais instituições que fazem parte das 18 representações do Fórum Municipal de Educação realizaram o estudo dos textos-base da CONAE e estiveram fazendo contribuições aos mesmos.

Programação da Etapa Municipal da CONAE:

No período vespertino acontecerá a aprovação do Regimento Interno, as plenárias que deliberam sobre as contribuições dadas por diferentes instituições do município ao texto-base da CONAE e, a eleição dos delegados que serão representantes da CONAE na etapa regional e estadual. Essa reunião ocorrerá na Unoesc, Campus I, Bloco III, Sala 301.

No período noturno, a programação é aberta ao público em geral. Trata-se de uma palestra a ser transmitida pelo youtube da Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, na qual o Prof. Dr. Elton Luiz Nardi abordará a temática “Formação e valorização dos profissionais da educação”, um dos subtemas presentes nos debates da CONAE 2021/2022.