PROJETOS DE SUCESSO EM SC: BADMINTON DE JOAÇABA

Quem vê a adolescente Letícia Pinto Andres, 13 anos, treinando badminton, pode até imaginar que ela é apenas uma das dezenas de praticantes da modalidade atendidas diariamente no ginásio Edmar de Oliveira Pinto, em Joaçaba. Não. Ela não é apenas uma. Letícia é especial, pois na curta carreira, iniciada em 2012, tem no currículo três títulos brasileiros da modalidade, em duplas, com a parceira gaúcha Eduarda Prates, além de ser campeã brasileira individual, sub-13, e vice-campeã sul-americana individual e em duplas.

Mas de onde vem tanto talento? Claro, dela própria, mas pode-se cravar com toda a certeza que ele foi lapidado por uma ação esportiva de sucesso em Santa Cataria: o projeto social da Associação Meio Oeste de Badminton (Amob), que funciona em parceria com Projeto Badminton Joaçaba 2021, da prefeitura local. O projeto está inserido dentro do edital Fomento Esportivo, da Superintendência Municipal de Esportes, que engloba mais 11 iniciativas esportivas.

Além de Letícia, a Amob já revelou nomes como Gabriela de Oliveira e Erik Costa. Gabriela já conquistou títulos de campeã dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) nas categorias 12 a 14 anos e também 15 a 17, além de medalha de bronze na etapa nacional de badminton em duplas. Erick também tem no currículo títulos de campeão dos Jesc 12 a 14 anos e também  15 a 17, assim como a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude.

Para o professor de Educação Física Anderson Andres, coordenador da Amob e do Projeto Badminton Joaçaba 2021, e pai de Letícia, o sucesso dos três atletas é o resultado de todo um trabalho desenvolvido com amor e paixão. “Conheci o badminton em 2010 por meio do meu sogro, o Edmar de Oliveira Pinto (ex-presidente da Fesporte, falecido em 2013) que era professor e coordenador do curso de Educação Física da Unoesc e levou a modalidade para a cidade. Dois anos depois passei em concurso público para a Superintendência Municipal de Esportes e percebi que o material de badminton não era usado. Como já era apaixonado pela modalidade comecei a desenvolvê-la com meus alunos”, lembra Andres.

Hoje a Amob, que foi fundada em 2013, tem três núcleos de treinamento para crianças na faixa etária de 6 a 13 anos em Joaçaba, além do ginásio Edmar Oliveira Pinto: a Escola do Rotary e Centro Educacional Frei Bruno. Há ainda dois núcleos no município vizinho, Herval D’Oeste, apoiados pelo Fundo da Infância e Adolescência (Fia): no ginásio do bairro Santo Antônio e Colégio Estadual São José, com aulas proferidas pela professora Ana Paula.

Nestes núcleos de treinamentos, que funcionam como escolinhas, há o espaço para os iniciantes – nas segundas e quartas-feiras – com duas horas de aulas, e também para os praticantes intermediários, estes as aulas são diárias. Com a pandemia a média é de 60 alunos atendidos dos 100 inscritos em todas as escolinhas.

A diminuição das aulas, no entanto, não diminuiu o entusiasmo de Anderson Andres. “O projeto transforma as crianças. Notamos, com nossa prática, que uma boa pedagogia esportiva causa entusiasmo. Aqui percebemos que logo no primeiro contato com o badminton a criança, com a raquete na mão, já se mostra capaz de rebater a peteca. E ao se sentir capaz há um envolvimento de imediato com a modalidade. E poder transformar vidas, por meio  do esporte, que promove inclusão social, é nossa grande responsabilidade como educador”. Em 2015 Andres foi eleito o melhor técnico do Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte recebendo a honraria das mãos do próprio Guga.

Para a ex-campeã dos Jesc, Gabriela de Oliveira, que participou do projeto no início de carreira, a ação social tem um significado mais que especial: “Para mim a Amob representa crescimento pessoal e profissional. Parte do que eu sou hoje devo ao projeto. Por meio dele pude competir em torneios nacionais, conheci pessoas e lugares incríveis, que jamais seria possível se não fosse o esporte. Além disso, consegui bolsa universitária para estudar e bolsa atleta para me manter no esporte. Enfim, tive uma experiência incrível com este projeto de badminton”.

Texto: Antonio Prado

Ascom: Fesporte