Secretaria de Assistência Social deJoaçaba representa municípios de Santa Catarina em Seminário Regional com a apresentação de sua experiência de trabalho na pandemia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Joaçaba foi selecionada pela Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, para apresentar sua experiência de trabalho na pandemia na Proteção Social Básica, em encontro de Apoio Técnico regionalizado que ocorreu dos dias 19 a 21/05, de forma virtual.

O município participou do encontro “Diálogos estaduais sobre Proteção Social Básica – Região Sul”, no dia 20 de maio (quinta-feira). Na oportunidade, ocorreu um intercâmbio de experiências entre os municípios, com a presença de representantes do Estado e do Governo Federal, para o conhecimento e a reflexão sobre o atendimento dos serviços da Proteção Social Básica no contexto de pandemia.

Joaçaba esteve apresentando sua experiência de trabalho desde o início da pandemia, quando organizou suas demandas para o atendimento ao usuário de forma remota (ligações telefônicas e whatsApp). “O usuário da assistência social não ficou desassistido nem mesmo nos poucos dias em que os serviços CRAS e CREAS ficaram fechados, quando os atendimentos foram organizados por meio de uma central de atendimento, tendo em vista que a Assistência Social é considerada serviço essencial, por este motivo não fechou suas portas. As equipes precisaram se reinventar nas metodologias de trabalho, produzindo vídeos e materiais para o trabalho remoto e o resultado é positivo, conforme demonstrado neste seminário.”, falou a Secretária de Assistência Social, Sandra Pinheiro.