Escolas Municipais de Joaçaba possuem Rádio Educativa Online com programação criada por alunos e professores

A Rádio Educa, que completa neste ano dez anos, foi criada e fundada em 2011 por um grupo de professores e alunos da Escola Municipal Rotary Fritz Lucht de Joaçaba. No primeiro ano de funcionamento, a Rádio Educa contava com poucos equipamentos, sendo sua programação semanal criada e apresentada pelos alunos de forma interna e ao final de 2011 a Rádio recebeu doação de um computador e mesa de som, e foi nesse momento que iniciou o processo de criação de uma Rádio Educativa Online, sendo criado o primeiro site e logomarca da Rádio. Nos anos seguintes, a Rádio Educa passou a ser uma Rádio Online ampliando assim sua área de comunicação e a partir de então vem cumprindo seu objetivo, que é contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de interferir e promover mudanças.

Todo o processo de criação dos programas, bem como levar a informação até os ouvintes é de responsabilidade dos educandos que fazem parte do projeto, porém os mesmos são auxiliados sempre por uma professora responsável pela Rádio e por professores que fazem parte dos grupos escolares e que participam de forma integrada no projeto Rádio Educa.

Na Rádio Educa, que passou a ser uma Oficina Escolar em 2014, os alunos aprendem a locução e operação de áudio e criação de artes para divulgação, cortar e editar áudios e como coloca a rádio no ar.

Em 2020, em função da pandemia do COVID-19, a Rádio Educa retornou às suas atividades em formato diferenciado. As  escolas E.M.Rotary Fritz Lucht,  E.P.M. Mercedes Luiza Nascimento  e CEI Rita Petry trabalharam de forma conjunta  a fim de auxiliar no processo educativo em tempos de ensino remoto. A programação foi desenvolvida com as seguintes estratégias: contação de história, relato de vivência e experiência dos professores e alunos quanto ao ensino remoto, participação da comunidade e abordagem dinâmica  dos conteúdos  que compõem a matriz curricular de Ensino do Município de Joaçaba.

O estúdio de programação fica localizado na escola Rotary, porém em 2020 foi dado continuidade aos trabalhos na escola Mercedes que foi inaugurada em fevereiro do mesmo ano. Fizeram parte da programação nesse ano  os programas Matinezão da Zefa, Hora da Criança, Encontro com a Literatura, Você Sabia?, Entrevistando a Arte e Altos Papos protagonizados por alunos e professores das  escolas E.M.Rotary Fritz Lucht,  E.P. M.Mercedes Luiza Nascimento  e CEI Rita Petry

A Secretaria Municipal de Educação apoia a iniciativa e irá contribuir na continuidade ao projeto neste ano e pretende que as demais escolas participem  da programação da Rádio Educa.

O site da Rádio Educa é www.radioeduca.com.br.