Idosos acima de 90 anos e o restante dos trabalhadores da saúde serão os próximos a receberem a vacina contra o COVID-19

No dia 19 de janeiro teve início em Joaçaba a Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19. Com a primeira remessa foi vacinado os profissionais de saúde que atuam nas UTI’s COVID-19, emergências COVID-19, profissionais que atuam no atendimento clínico hospitalar COVID-19, profissionais do SAMU e equipes de vacinação. No segundo momento iniciou-se a vacinação dos profissionais envolvidos no Atendimento Pré-Hospitalar, os que atuam no atendimento clínico de paciente com suspeita de covid-19 independentemente do nível de atenção e profissionais que atuam na coleta e no diagnóstico laboratorial da Covid-19.

Com a conclusão da vacinação desses grupos, a Secretaria Municipal de Saúde dará sequência na vacinação do grupo prioritário “TRABALHADORES DA SAÚDE”, conforme o Informe Técnico Estadual (2ª versão) da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19, sendo que na descrição desse grupo estão os trabalhadores dos serviços de saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, que compreende: médicos; enfermeiros e técnicos de enfermagem; nutricionistas; fisioterapeutas; odontólogos e auxiliares de saúde bucal; farmacêuticos; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais dos serviços de saúde; profissionais de educação física dos serviços de saúde; trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, serviços de limpeza, motoristas de ambulância, cozinheiros e auxiliares de serviços de saúde; cuidadores de idosos e funcionários do sistema funerário. E ainda, conforme Nota Informativa nº 13/2021 do Estado de Santa Catarina iniciou no dia 09 de fevereiro a vacinação para os idosos acima de 90 anos de idade.

Diante disso, a Secretaria orienta aos profissionais para que procurem a Sala de Vacinação ESF Centro 1 e apresentem no momento da vacinação documento que comprove sua função e seu vínculo empregatício. Já os idosos devem entrar em contato com o ESF do seu bairro via telefone para realizar o agendamento da vacinação.