Coronavírus: Escolas Públicas Municipais de Joaçaba terão atividades de aprendizagem remota para cumprir ano letivo

Foi aprovado na última sexta-feira (17) pelo Conselho Municipal de Educação de Joaçaba, o Plano de Trabalho Emergencial, que foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação para orientar os trabalhos escolares sob o modelo de atividades de aprendizagem remota.

O plano visa cumprir o calendário letivo do ano de 2020, definido essencialmente pela manutenção das atividades pedagógicas sem a presença simultânea de estudantes e professores nas dependências escolares, bem como no âmbito de todas as unidades escolares do Sistema Público Municipal de Educação, diante da Pandemia do Coronavírus.

O regime especial de atividades de aprendizagem remota será estabelecido para o período de 20 de abril a 31 de maio, acompanhando o Decreto Estadual nº 525, de 23 de março de 2020, respeitando as determinações das autoridades nacional, estadual e municipal.

No documento, orienta-se o uso da Plataforma SGE para professores e estudantes do 4º ao 9º ano onde acontecerá a troca das principais atividades.  E, para os estudantes de Pré-Escolar ao 3º ano do Ensino Fundamental, a interação acontecerá pela Plataforma de Ensino on-line disponível no site da prefeitura (https://www.joacaba.sc.gov.br/). Outros meios digitais poderão ser utilizados sempre que facilitar o contato da escola com a família (whatsapp, telegram, youtube, zoom, entre outros).

Durante esse período, os gestores e professores do Sistema Público Municipal de Educação receberão informações sobre a organização para o período de suspensão de aulas presenciais, a formação necessária para operar com os meios digitais elegidos, com o intuito de realizar os trabalhos escolares remotos e para preparar atividades escolares a serem realizadas remotamente.

Sendo assim, nessa segunda-feira (20), a Secretária Municipal de Educação, Ana Beatriz Brancher realizou uma transmissão ao vivo pelo youtube, para todo o quadro docente do município de Joaçaba, para repassar as informações sobre a organização dos trabalhos escolares no modelo de atividades de aprendizagem remota.

Na oportunidade, a secretária também respondeu a dúvidas de professores e pais que estavam assistindo a live, o pico de acompanhamento foi de 324 pessoas.