Joaçaba cria comitê para prevenção do Coronavírus: Município tem dois casos suspeitos
A Secretaria de Saúde de Joaçaba informou nesta segunda-feira (16), que o Município tem dois casos suspeitos de Coronavírus e já estão sendo investigados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica, ambos já isolados e em quarentena. Os exames das duas pessoas moradoras do Município, que viajaram para o exterior e retornaram na última semana com sintomas característicos da doença, já foram coletados e encaminhados para o LACEN, que informará o resultado até quarta-feira (18).
Diante disso, a Administração Municipal também criou um Comitê para Gerenciamento de Crise e de prevenção do vírus no Município. A orientação é para que as pessoas que viajaram para o exterior ou para áreas que já registraram casos e estão com sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo (49) 3521 – 1555 ou no (49) 99809-1733 e informe.
Para evitar a proliferação do vírus, o Secretaria de Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Saiba mais sobre o Coronavírus:
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o Coronavírus (COVID-19) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. As formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus, é indicados repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso.