1º Semana da Pessoa com Deficiência é realizada com sucesso em Joaçaba

Dados do Censo 2010 do IBGE apontam que o município de Joaçaba possui cerca de 22% de sua população com algum tipo de deficiência, seja ela física, sensorial, visual ou intelectual. Observando estes números e como incentivador do processo, o COMDEF – Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Joaçaba, reuniu diversos parceiros e colaboradores, sendo eles:  APAE, APAS, Secretarias Municipais de Assistência Social (CRAS e CREAS), Educação, Saúde, SRE, CEJA, CDL, ACIOC, Ministério Público do Trabalho e Câmara de Vereadores e promoveu entre os dias 21 a 28 de agosto a 1º Semana da Pessoa com Deficiência, que atingiu seus objetivos.

Neste período, ocorreram diversas atividades que deixaram o registro de que a sociedade deve pensar e agir no sentido de que as pessoas com deficiência possam ter sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, mas também, de que ainda há muito para se mudar para que estes direitos sejam efetivados.

Confira os eventos realizados:

13/08 (início) – Cursos de Libras nível II e IV

Realização: – Supervisão Regional de Educação

19/08/19 – Oficina de Libras Aberto a Comunidade em Geral

Realização: APAS

20 de agosto à 26 de novembro 2019 – Curso de Libras – aula inaugural, aberto para familiares e comércio para promoção de capacitação em língua de sinais.

Realização: APAS

20/08/19 – COMDEF na Câmara de Vereadores – participação do Conselho na Tribuna Popular – momento de mostrar aos vereadores como este espaço democrático de participação tem trabalhado, em seu primeiro ano de criação, na defesa dos direitos da PcD. Levou também algumas reflexões para que os edis estejam atentos na formulação de leis mais inclusivas.

21/08/19 – Palestra “Família, Afeto e Segurança na Diversidade” – Teatro Alfredo Sigwalt. Participaram cerca de 169 pessoas, dentre elas, autoridades representando o poder executivo, legislativo e secretaria de Assistência Social, pessoas com deficiência, familiares, profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, entidades como APAE, APAS, ARAD, CEJA, CDL, SRE (antiga GERED) e também a presença de usuários e familiares do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da cidade de Luzerna.  A professora Terezinha Pellicioli, da Escola de Pais de Joaçaba e Herval d´Oeste proferiu a palestra.

21 a 28/08/19 – Exposição do Projeto de Fotografia e Exposição de Trabalhos

Realização: APAE – local: Caitá da Havan

26/08/19 – Conversa diretoria da CDL e ACIOC – com a participação do COMDEF e Ministério Público do Trabalho – MPT (dr. Anderson Luiz Correa da Silva) – explicando as dificuldades enfrentadas pelos PcD´s para a inserção no mercado de trabalho, bem como a legislação pertinente e busca de alternativas para a inclusão. Como resultado, foi criada uma Comissão do COMDEF com integrantes da UNOESC, CDL, ACIOC, MPT, SINE, secretarias municipais a fim de organizar dados sobre números de pessoas com deficiência existentes no município para serem incluídas no mercado de trabalho, bem como um balcão centralizado de oferta de emprego. A primeira reunião ficou agendada para o dia 12/09 as 08:00 horas na ACIOC.

27/08/19 – Show de Talentos na APAE

Realização: APAE

28/08/19 – Palestra com alunos do CEJA com apoio da APAE

Realização: APAE/SRE

28/08/19 – Secretaria Municipal de Assistência Social

Evento do CRAS e CREAS com familiares e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) – Pessoa com Deficiência (PcD), falando sobre as violações de direitos atendidas pelo CREAS e o papel da família. Orientações sobre CADUNICO e a participação nos serviços do CRAS.

21 a 28/08 – Eventos nas escolas municipais – Secretaria Municipal de Educação

As escolas e creche realizaram diversas atividades como: mural interativo; transmissão de filmes que remetem ao tema nas turmas; inclusão nas aulas de Educação Física, com atividades adaptadas; atividades que explorem os aspectos sensoriais das crianças e adolescentes; atividades que englobam os pais e professores na discussão sobre inclusão.

23 a 27 de agosto – Secretaria Municipal de Saúde

Capacitação aos funcionários sobre os direitos da pessoa com deficiência.