Secretaria de Assistência Social de Joaçaba realiza diversas atividades alusivas ao Junho Violeta

Junho Violeta é o mês dedicado à proteção e segurança dos idosos, sendo que no dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Diante disso, para celebrar a data e marcar a luta contra esse tipo de violência, a Secretaria de Assistência Social de Joaçaba, por meio do Centro de Referência do Idoso – CRI, promoveu esta semana diversas atividades de forma preventiva para que o público idoso obtenha informações sobre esta temática e consiga reconhecer quando há ou não, violação de direitos, acrescentando que das diversas violências, a violência psicológica é a mais silenciosa sendo não reconhecida com facilidade quando ocorrida.

Na última terça-feira (11), foi realizado um evento no CRI em que o público pode prestigiar uma apresentação de humor do Secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, Gustavo Deon, uma palestra do Dr. Edemar Gruber, que falou sobre os Direitos dos Idosos e também uma palestra dos profissionais do CREAS,  a Assistente Social Ingrid Stock e o Psicólogo Lucas Marques, que abordaram sobre as diversas violências que ocorrem com a população idosa, bem como sobre a importância da denúncia e o ato de estar atento a várias formas de procurar ajuda.

Já na quinta-feira (13), foi realizada a “Caminhada Feliz”, no Parque Municipal Ivan Oreste Bonato, que contou com a participação de aproximadamente 60 idosos, dos grupos tradicionais, aulas de artesanato, aulas de hidroginástica e membros do Conselho Municipal do Idoso e também dos profissionais dos serviços da Secretaria de Assistência Social (CRAS e CREAS) e da Coordenadora dos Serviços Rúbia Provensi, que  representou a Secretária de Assistência Social Sandra Regina Pacheco Pinheiro.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

O Junho Violeta possibilita a sensibilização da população perante a pessoa idosa, dando visibilidade ao envelhecimento com qualidade de vida. Pois, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial.