Comissão Multiprofissional da Secretaria de Educação de Joaçaba acompanha os trabalhos de Atendimento Educacional Especializado

Na última quarta-feira (12) a psicóloga Ana Paula Mantovani, a psicopedagoga Vanessa Maziero e a pedagoga Sherlon De Bastiani, que fazem parte da Comissão Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, estiveram visitando as cinco unidades escolares de Ensino Fundamental para acompanhar os trabalhos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em sala de Recursos Multifuncionais e conversar com as professoras responsáveis por estes atendimentos.

Os atendimentos com as profissionais de AEE são destinados para todos os alunos com necessidades especiais. Até o momento, são atendidos aproximadamente 114 alunos nas salas de AEE da rede municipal de educação de Joaçaba. Neste atendimento, as professoras realizam manejo pedagógico adequado para cada tipo de necessidade especial dos alunos, oportunizando inúmeras situações de aprendizagem, bem como, objetivando favorecer e aprimorar o processo de ensino aprendizagem na educação especial, as mesmas confeccionam materiais pedagógicos e adaptados.

Na visita, as profissionais da Comissão Multiprofissional identificaram as salas de AEE com um pictograma, que é um recurso visual usado na educação especial como forma de comunicação alternativa, quando ideias e objetivos são transmitidos por meio de desenhos e uma fotografia da professora.

O trabalho do Atendimento Educacional Especializado das escolas municipais de Joaçaba é desenvolvido com qualidade e comprometimento pelas professoras, o que possibilita significativas conquistas pessoais para cada estudante que é atendido e relevantes avanços no desenvolvimento da aprendizagem.

É notório o reconhecimento do trabalho desempenhado pelas professoras de AEE, principalmente no momento em que a inclusão, não apenas no âmbito escolar, mas também no social se faz tão necessária.