Apresentações de Música encerram a 10º Oliejho Cultural

Encerrou na noite desta quinta-feira (27), com as apresentações de música e premiações das escolas campeãs, a segunda etapa da 10º Oliejho Cultural 2018. O evento, realizado pela Gerência de Cultura de Joaçaba, através da Casa de Cultura Rogério Sganzerla, teve um recorde de inscritos trazendo para o palco do Auditório Afonso Dresch da Unoesc quase 200 apresentações artísticas, de mais de 300 alunos das escolas públicas e particulares, municipais, estaduais e federais, dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna.

Este ano, o evento apresentou novidades, desde a forma de inscrição, até a inclusão de novas categorias, o que possibilitou a maior participação de alunos e instituições. Através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Unoesc Joaçaba, a Casa da Cultura contou este ano com o apoio dos acadêmicos de Administração na organização e de professores da universidade para o corpo de jurados. A universidade também colocou à disposição sua estrutura de salas e auditórios para a realização das duas etapas da competição. A 1ª etapa, com as modalidades de Desenho, Pintura e Fotografia, aconteceu entre os dias 18 e 21 de junho, no campus I e a 2ª etapa de 24 a 27 de setembro, no Auditório Afonso Dresch, com Poesia, Dança, Teatro e Música, envolvendo ao todo mais de 600 inscritos.

Pelo segundo ano consecutivo, a escola campeã geral foi a Escola Padre Nóbrega, de Luzerna, porém as disputas foram acirradas em diversas categorias, o que demonstra o talento de muitas crianças em todas as nossas instituições de ensino. “A qualidade dos nossos pequenos artistas, vem crescendo a cada ano. E este é o papel da Oliejho, proporcionar o ambiente para que eles possam revelar a sua arte”, comenta o Gerente de Cultura, Alexandre Santos.

De acordo com o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Julio César Ribeiro Lyra, a Unoesc é uma universidade comunitária, sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento regional como um todo, e inclui neste todo a Cultura. As formas de cultura são diversas: teatro, poesia, literatura, canto, coral, dança, pintura, fotografia, “stand up”, estudo, pesquisa e exposição de peças arqueológicas, entre outros. Entre suas principais ações estão o Coral Universitário, exposição arqueológicas e o formação de profissionais em música, dança e fotografia.  “Como cultura não se faz sozinho a Unoesc tem mantido parcerias com instituições não lucrativas, como o SESC, Coletivo Engenho Cultural, as Prefeituras, entre outros. Pode-se destacar neste momento, o apoio feito pela Unoesc ao evento Oliejho Cultural, a ação promovida pela Prefeitura de Joaçaba com apoio incondicional da Unoesc, cedendo infraestrutura física e profissionais. A Unoesc é desenvolvimento regional, a Unoesc é cultura” afirma o diretor.

Durante os dias 1º e 17 de outubro, estarão em exposição, na Biblioteca da Unoesc, os trabalhos vencedores da 10ª Oliejho Cultural (Desenho, Pintura, Poesia e Fotografia). As obras e também os resultados serão divulgados no site da Gerência de Cultura www.joacaba.sc.gov.br ou na fanpage da Casa da Cultura (www.facebook.com/culturajoacaba).

A Prefeitura de Joaçaba agradece ao Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon e toda sua equipe pelo apoio e parceria na realização da 10ª Oliejho Cultural, o que possibilitou o sucesso do evento.