Prefeitura de Joaçaba orienta sobre contratação de transporte escolar seguro

Tendo em vista a dificuldade que alguns pais encontram em conciliar seus horários para levar e buscar seus filhos à escola, muitas vezes se torna necessário a contratação de serviços de transporte escolar. Diante disso, a prefeitura de Joaçaba, através da Diretoria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana orienta a população sobre a segurança na contratação de serviços de transportes escolares.

De acordo com a Diretoria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana , no ato da contratação, muito além de apenas negociar preços e combinar horários, o consumidor deve ficar atento à segurança do veículo e à idoneidade do motorista. O ramo dos transportes escolares é bem conhecido, porém, antes de fechar o contrato, podem surgir algumas dúvidas sobre o que observar para garantir e segurança de seus filhos e, por consequência, adquirir uma prestação de serviços satisfatória.

Segue abaixo mais algumas orientações:

Verifique se o condutor possui:

• Habilitação de categoria D;
  • Curso de transportador escolar concedido pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito);
  • Licença para trabalhar.

Para cumprir com os requisitos anteriormente mencionados, o condutor deve ter idade superior a 21 anos, não ter cometido nenhuma infração gravíssima no trânsito, nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses. Solicite também o número da licença do motorista e consulte no Departamento de Trânsito, Transportes e Mobilidade urbana de Joaçaba se ele está autorizado a circular.

Verifique se o veículo:

• Está em boas condições de uso e higiene;
  • Possui placa vermelha;
  • Possui autorização do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), fixada no lado interno e em local visível
  • Possui registro do número de passageiros;
  • Possui equipamento inalterável que registre a velocidade do veículo, e a faixa amarela externa.

A Diretoria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana  salienta ainda que veículos que possuem autorização para condução coletiva de escolares, emitida pelo DETRAN/SC passaram por vistoria, sendo os itens básicos inspecionados: Sistema elétrico, Sistema de iluminação, Sistema de Direção, Sistema de transmissão, Sistema de exaustão, Sistema de freios, Carroçaria/Habitáculo, Pneus e Rodas, Equipamentos obrigatórios e de segurança, Dispositivos de visão indireta, Suspensão e demais componentes e Dimensões. Esta vistoria não isenta o proprietário de suas responsabilidades quanto aos damos pessoais e materiais, ou da realização periódica de manutenções.

É importante que os pais contratantes dos serviços, estarem atentos aos itens que visivelmente são fáceis de identificar, como por exemplo: Pneus; cinto de segurança para todos os passageiros; limitadores de abertura de vidros, dentre outros elementos, para de fato garantir uma viagem tranquila e segura no trajeto escola-casa e vice-versa.