Secretaria de Saúde de Joaçaba realiza diversas ações de prevenção ao Suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba vem identificando nos últimos anos o relevante aumento de casos de transtornos mentais e a incidência de casos de suicídio tem preocupado os profissionais de saúde do Município. Diante disso, a secretaria está realizando a prevenção de casos futuros através de campanhas, palestras, orientações, atendimento psicológico através de referência no ESF e atendimentos em grupos terapêuticos.

O Município ainda dispõe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é uma instituição que oferece auxílio e tratamento para pacientes que já sofrem de transtornos mentais graves e/ou dependentes químicos em recuperação onde o elo entre paciente, instituição e a família é usado como peça chave para a recuperação do indivíduo, através de parcerias e atividades com a comunidade.

Outra ação realizada, é o Grupo HUMANIZAmente, que iniciou suas atividades em abril deste ano, e encerra suas atividades no mês de outubro. Esse é um projeto pensado e desenvolvido pelo Serviço Social da Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O primeiro Grupo HUMANIZAmente, contou com a participação de 13 pacientes com encontros quinzenais no formato de grupo terapêutico, com acompanhamento extensivo de atendimento individual, suporte e orientação, onde teve atuação de vários profissionais das mais diversas áreas e técnicas diferenciadas.  A 2ª Edição desse Grupo será realizada no próximo ano, com um desafio maior, que é facilitar o acesso do cuidado a Saúde Mental na população do interior do Município, que vêm apresentando também muitas demandas relacionadas a depressão e ansiedade, bem como casos de suicídio frequentes.

E, para encerrar o Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, a Secretaria de Saúde estará realizando nesta sexta-feira (27), na praça em frente à prefeitura, das 9h às 16h, uma mobilização de encerramento do Setembro Amarelo que contará com diversas atividades.

No local, haverá profissionais da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que estarão repassando informações, divulgando os serviços, materiais, dinâmicas, orientação e atividade aeróbica com o Grupo HUMANIZAmente.

Ainda terá o CANTINHO DO ACOLHIMENTO, que é um espaço de acolhimento e escuta especializada.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.

Como apoiar quem sofre ou como buscar ajuda?

Ficar atento aos sinais de alerta sempre é uma maneira assertiva de identificar quem está precisando de ajuda. Procurar sempre fazer uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não julgamento é essencial, ouça atentamente e seja cordial com as solicitações da pessoa, tenha empatia com as emoções do outro, sempre tentando entender as queixas, tentando compreender que o sofrimento, que para você muitas vezes pode parecer banal, nas vivências do outro é intenso e real.

Sempre incentive a pessoa a procurar ajuda médica e psicológica ou redes de apoio especializadas.

Um exemplo disso é o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização não governamental fundada em 1 de março de 1962 que busca valorizar a vida e prevenir o suicídio através de apoio emocional, atendendo de maneira voluntária e gratuita, qualquer pessoa que precise conversar sobre como se sente, sob total sigilo.

As conversas podem ser feitas através de telefone, e-mail, chat online e voip via Skype. Esse serviço está disponível 24 horas por dia durante toda a semana. O site do CVV também dispõe de vários textos importantes para quem convive com uma pessoa com depressão ou outros problemas que podem levar ao suicídio e desejam ajudá-la. Ligue 188 e encontre apoio emocional gratuito 24 horas.