Secretaria de saúde promove roda de conversa sobre suicídio

Na última semana, dia 8, a Secretaria de Saúde de Joaçaba, através do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, promoveu uma roda de conversa sobre suicídio com o Sr. José Vilela Sobreira Sobrinho, que atua como voluntário do CVV – Centro de Valorização da Vida de Florianópolis. Estiveram presentes no evento mais de 100 pessoas, entre elas, membros das equipes dos ESF’S e do CAPS e pacientes com depressão que realizam acompanhamento em grupos terapêuticos da Secretaria de Saúde.

No encontro, foram debatidos os temas “A arte de ouvir”, “Prevenir o Suicídio é valorizar a vida” e “Depressão, precisamos falar disso”, onde os participantes tiveram a oportunidade de relatar suas situações e questionar sobre os temas abordados ao palestrante, que repassou diversas recomendações sobre como prevenir o suicídio.

De acordo com Vilela, o suicídio é um grave problema de saúde pública e sua prevenção deve ser levada a sério. “A maioria das vezes, as pessoas cometem suicídio como forma de acabar com algum sofrimento causado por variadíssimos problemas, por isso precisamos falar sobre o assunto para prevenir o suicídio, realizando rodas de conversas, palestras, campanhas e outras maneiras que possam disseminar informações de qualidade que ajudem a diminuir o número de suicídios”. Falou Vilela.

O CVV — Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação) ou 141 (nos estados da Bahia, Maranhão, Pará e Paraná), pessoalmente (nos 89 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por do chat e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial I de Joaçaba realiza atendimento com equipe multiprofissional à população de Joaçaba, de forma individual e de grupos, aos indivíduos que apresentam sofrimento e/ou transtornos mentais, graves e persistentes, incluindo usuários de substâncias psicoativas, que possibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

Tanto o CVV, como o CAPS, fazem parte integrante da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS – Conforme a Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Rede esta, que está sendo trabalhada em Santa Catarina de forma efetiva, buscando diminuir os índices de suicídio.