Joaçaba realiza etapa municipal da 3º Conferência Nacional de Educação

A etapa municipal da 3º Conferência Nacional de Educação – CONAE foi realizada na noite desta quarta-feira (2) em Joaçaba. Estiveram presentes o prefeito Dioclésio Ragnini, a Secretária de Educação, Marilena Detoni, autoridades locais, representantes de entidades educacionais, membros do Conselho Municipal de Educação e profissionais da área.

Promovido pela Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação, o evento teve como tema central “Plano Municipal de Educação”.  Para abordar e discutir o assunto, o Diretor do Colégio Frei Rogério, Irmão Evilázio Tambosi fez um relato sobre a história das CONAE’s iniciando com um contexto geral sobre a educação brasileira. Já a Coordenadora do CERT, Sherlon Debastiane, apresentou uma análise sobre as metas do Plano Municipal de Educação ressaltando que o município cumpriu e ainda cumpre com a maioria das metas e algumas ainda em andamento. As professora Juçara Stefanes e a presidente do Conselho Municipal de Educação Janete Dagostini fizeram uma exposição sobre as metas de competência do estado, referente ao ensino médio e um breve relato sobre o ensino integral nos municípios vizinhos sendo que Joaçaba especificamente não atende a esta modalidade. O professor Ricardo Menezes expôs sobre o ensino superior com uma fala de suma importância sobre a situação de programas que dão acesso aos jovens à universidade, mas não são muito conhecidos pelos mesmos e suas famílias.

Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão o Município de Joaçaba na Conferência Estadual que será realizada nos dias 23 e 24 de julho em Florianópolis.

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. O CONAE tem por objetivo monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações.

Confira quem são os delegados:

Rosana Herberle

Daniela Borsoi Dalla Lasta